segunda-feira, 9 de maio de 2011



Violência

Todos falam sobre violência, mas na verdade o que causa isso?
Podemos pegar como exemplo, um jogo de futebol onde as linhas que demarcam o campo linhas laterais quando são ultrapassadas pela bola é... Lateral; As linhas de fundo quando ultrapassadas ou é escanteio ou... Gol!... Depende de onde a bola ultrapassou as linhas se foi dentro, ou fora das traves que se encontram no centro do campo nas linhas de fundo.
Assim podemos entender como funciona o jogo.
Um juiz que não apita quando a bola ultrapassa uma dessas linhas, descumpre o estipulado em uma regra, viola a regra estabelecida para que o jogo possa decorrer com lisura e justiça para todos os que participam de forma direta ou indireta.
Sendo assim, um ato de violência aconteceu.
Pense!...
Uma mãe que pré estabelece com sua família que as 19h será o jantar pois a mãe quer assistir seu programa de tv “novela” quando um ente familiar descumpre essa determinação pré estabelecida ele viola o direito pré estabelecido da mãe assistir sua novela isso é um ato de violência pois descumpre o que foi estabelecido em uma regra “Lei”.
Esses descumprimentos de regras pré-estabelecidos gera atos de revolta e fúria que levará a outro que concomitantemente poderão dar condições para que atos de violência ocorram podendo resultar em agressões e até a morte.
Pense!...
A violência é uma conseqüência de vários atos infracionários ocorridos em uma existência e a falta de fé nos cumprimentos das regras pré-estabelecidas.
As regras servem para que se possa dar um norte para que as ações se concretizem elas podem ser redirecionadas e até mudadas mediante um acordo entre as partes.
É possível notar que as “brechas” na lei só servem para que as infrações sejam aceitas, sendo assim, todos esquecem de cumprir as leis para procurar as brechas “ Acredito que estamos em uma rede de pescar Baleias pois as brechas são imensas e permitem a saída de tubarões quanto aos pequenos tanto os tubarões quanto as baleias se alimentam dos pobres peixinhos que mesmo com as imensas brechas não conseguem se “safar” essa é a palavra para esse tipo de meio utilizado por infratores legais.
È simplista pedir para que cada um escreva sobre seus conflitos interiores quando esses conflitos estão intrinsecamente inseridos nos moldes da sociedade em que ele vive, ou melhor, co-existe de forma absurda.
Escrever suas indignações não é o suficiente para que as violações ocorram e torne possível a geração de violência “Violência mortal” essa é vista e repugnada mais a violência passional quando os interesses estão sobrepondo as leis essa por vezes são aceitas como disciplinadoras onde a máxima é ouvir... Isso é para você aprender!” Assim estamos em nossa sociedade.
É mais fácil fazer a caridade do que fazer com que se cumpram as regras.
Uma pessoa matricula seu filho em uma escola.
As regras são expostas.
São aceitas
Mais... Na hora de cumprir!...
Os horários, a conduta, as responsabilidades e os compromissos são imediatamente esquecidos e o pior aceitos, pois os entes não fazem com que as regras simples sejam cumpridas por não acreditar em seu resultado.
Isso é visto quando a escola não tem outra saída para que o aluno tenha a responsabilidade de cumprir seu plano de disciplina porque esta sem seu material ou ele simplesmente não participa dos eventos propostos. O ECA e o Código Civil determinam sanções para organizar e até penalizar os descumprimentos das normas que servem para regularizar essa situação.
Devemos viver em condições igualitárias onde todos possam antes de ter direitos aceite seus deveres como cidadão pleno.
Fomos educados pelo exemplo de democracia que temos espoliadora dos direitos em busca de regalias.
A escola como instituição de ENSINO deve ser a primeira a fazer valer as normas e regras que foram estabelecidas na constituição federal, estadual, municipal. E no regimento escolar cabendo então a fiscalização imparcial. “ Sabe-se que representantes eleitos pressionam os funcionários para que regalias aconteçam favorecendo o descrédito no cumprimento das regras simples. É sabido que devemos ser tolerante mais isso não pode ser entendido como “injustos” é isso que faz com que as violações de direito ocorra com tanta facilidade que aparentam algo tão corriqueiro e aceito.
Reféns... Isso é o que somos de nosso sistema de vida imposto pelo simples fato de sermos indiferentes com as regras que nos mesmos estabelecemos.
Os preceitos de intolerâncias permeiam a sociedade que não se lembra de quando as coisas foram diferentes ou se já foram algum dia.
Cultura de Paz leva tempo para acontecer de fato e no meio do caminho estaremos diante de um grande desafio que é educar nossas crianças para uma sociedade melhor mais com o exemplo de violência atual é possível?...
Para tanto se faz necessário mudar as atitudes e praticas pessoais.
Exemplos existentes de uma realidade atual em contraste com o sonho de uma sociedade mais igualitária e justa.
Muito trabalhos teremos que empreender nesse sentido com nossas crianças e até com nossos mestres que tanto se consomem em querer mudar que as vezes desacredita que seja possível.
Valores são regras sociais que compõe o sonho de uma sociedade onde todos se adequam de sua maneira mais cumpre sua função social de forma alternativa.
É possível desde que haja empenho dos que governam em demonstrar os valores necessários para que a justa seja sempre constante no pensamento dessa sociedade.

Helio Ramos de Oliveira

Abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário