segunda-feira, 9 de maio de 2011



Qual a verdadeira função social da escola?

Deveria ser promover a mudança da consciência de uma sociedade mais justa e igualitária.
Após os auxílios dados pelo governo, a escola se transformou em um meio de se ganhar dinheiro de forma descompromissada, ou seja, não se tem à responsabilidade de acompanhar seus filhos no processo, lotando as escolas, aumentando o número de alunos por sala sem que haja nenhuma melhoria.
Os profissionais de educação sofrem com esse descaso, pois os níveis de stress aumentam com a falta de comprometimento dos pais e alunos no processo, além de não terem a responsabilidade de prestar conta do rendimento escolar dos alunos, as legislações existentes não são cumpridas por nenhum ente que deve fiscalizar e aplicar as sanções para os responsáveis legais mais é imposta aos profissionais da educação que sempre têm que responder pelos atos até sobre o rendimento escolar que segundo o ECA em seu art. 129 é de responsabilidade dos pais.
Professores lutam de forma perseverante com amor a profissão, pois não é o salário que instiga é o compromisso de Homens e Mulheres que sonham e acreditam nessa mudança. Essas pessoas estão à mercê da violência e do descaso em que nossa sociedade quantitativa os coloca e ainda sofrem criticas descabidas que não condiz com a realidade das escolas que são utilizadas como depósito de humanos que não têm onde ficar, por esse período, mesmo que não haja nenhum compromisso em aprender, pois muitos nem levam o material necessário para as aulas.
A instituição escolar sofre terrorismo em atender de forma igual mesmo sem que haja condições físicas ou psicológicas. Professores perdem suas funções catedráticas para atender as carências e as necessidades sociais que não são atendidas pelos poderes institucionais.
As políticas públicas para educação não vislumbram as necessidades imediatas e reais das condições que se encontram nossas escolas sendo que algumas que conseguem, estão estruturadas com o apoio dos pais que acompanham o rendimento escolar de seus alunos.
Função social deve atender seus reais propósitos sem que sejam mascaradas para atender e desenvolver seu trabalho de construção educacional das ciências e sua aplicação que incidirão na formação da sociedade que tanto almejamos.
Democratizar a educação não pode ser o pivô da falência da escola enquanto instituição séria e de respeito. É preciso que os compromissos sejam honrados pela sociedade que hoje cobra um melhor resultado.
O MEC torna publico e notório a importância da instituição quando coloca em rede nacional o convite para que jovens escolham as carreiras do magistério por prever os grandes desfalques que a sociedade brasileira terá quando for cobrado as competências mínimas para que se constitua o propósito da educação.  Hoje a escola faz tudo e acaba não fazendo nada do que deveria o preparar pessoas para que atuem como cidadãos comprometidos e éticos como se espera dela. Pagar bem vai além das pecúnias deve-se dar condições morais para que um bom trabalho seja estabelecido. É preciso lembrar que um preso tem rendimentos maiores que um professor e ouvir isso em sala de aula de um aluno é de ficar pasmo e falar o que? Esse caminho que foi apresentado é mais rápido e mais rentável que sentar nos bancos escolares de uma universidade. Essa é a realidade que temos no Brasil que menospreza a educação co dizeres mundanos mas que nas tomadas de decisões não contempla os anseios por uma melhor educação. Aos Professores deve-se um melhor tratamento esse que não condiz com a verdadeira função deste profissional digno que nunca abandona o barco por acreditar sempre no futuro de suas ações que mesmo simples fazem uma enorme diferença.

Helio Ramos de Oliveira
Abril de 2011

2 comentários:

  1. olha sem querer ofender o seu modo de pensar só que a escola foi inventado pelo rei da prussia que queria um povo mais leal e receoso,já os filho dele não poderiam participar então vez a escola do povo (público) e a verdadeira escola(elite). dessa maneira maneira ai que começou ,então não sei como vai isso tem que ter uma reforma enorme do ensino

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  2. independente dos pais o professor tem sua obrigação de cumpri com seu papel, com salas com quantidade elevadas de alunos ou não sabemos que alguns são lentos e outros absorve o conhecimento mais rápido que outros mais sabemos que todos aprendem com diferença dos deficientes, aqueles que tem dificuldade de aprendizagens e outros

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