segunda-feira, 9 de maio de 2011



Educação de Qualidade


Acredito, que uma educação de qualidade passe pela mudança de atitude e práticas pessoais, onde se possa colocar em primeiro plano os preceitos da CF/88 que em seu inc. III do art.1º e da LDB-9394/96.
“Qualidade esta relacionada ao assumir compromissos que possuam, sustentabilidade ou seja, uma visão multifocal e interdisciplinar”.
A democratização da educação foi um marco na constituição de 88, que prevê nesse novo momento da educação brasileira, um salto em qualidade. Para tanto, será preciso repensar os modelos, começando pelos espaços físicos que devem ser locais onde favoreçam o aprendizado de forma prazerosa e assim possibilite o desenvolvimento das competências individuais levando ao processo de qualidade daquilo que se ensina e aprende. A qualidade na educação requer competência e criatividade. “A construção de uma competência depende do equilíbrio da dosagem entre trabalho isolado de seus diversos elementos e a interação desses elementos em situação operacionalização. A dificuldade didática esta na gestão, de maneira dialética, dessas duas abordagens. É uma utopia, porem acreditar que o aprendizado sequêncial de conhecimentos provoca espontaneamente sua interação operacional em uma competência” (Étienne e Lerouge, 1997, p. 67). As qualidades devem vir desde a concepção física da escola.
Sendo assim, implica dizer que deve haver de fato um plano de desenvolvimento sustentável que atenda de forma plena os anseios de uma sociedade mais justa e igualitária. Desenvolver as reais competências dos indivíduos proporcionando oportunidades embasadas educar de forma ambientalmente correta, economicamente viável e de forma sustentável. Assim acredito na qualidade da educação.
Condições para a melhoria da educação
Segundo o parecer da CEE 78/2008.
1. profissionais envolvidos no trabalho educativo, particularmente docentes, com competência pedagógica, conhecimento específico sólido e comprometimento com o trabalho;
2. escolas equipadas com recursos materiais e tecnológicos que que atendam, ainda que basicamente, às necessidades do ensino que ministram;
3.Opção por estilo de gestão e administração que favoreçam a autonomia da escola, o exercício de liderança pelos gestores escolares e que privilegiem o trabalho em equipe, constituída por profissionais harmonizados com objetivos da escola.
Será preciso uma grande mudança na maneira de se pensar e fazer.

Helio Ramos de Oliveira

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