segunda-feira, 9 de maio de 2011



Educar!...

Ato ou Condição?

Hoje ouvi de uma professora que ficou emocionada com o resultado de suas ações para com um aluno autista.
Falou de sua emoção em querer se comunicar.
Falou da satisfação de saber que a mãe esta disposta e colabora para que seu filho seja respeitado e desenvolva com sua singularidade.
Vi, em seu semblante, a alegria em saber que o aluno junto com essas pessoas respondeu de forma satisfatória aos estímulos. Uma professora e uma mãe que faz muita diferença.
O que foi que aconteceu para que houvesse esse progresso com esse aluno?
O ato de querer fazer a diferença e empreender para que isso acontecesse ou a condição em que os elencos se encontraram?
Uma soma de amor e trabalho!
Trabalho com amor!
Isso fez a diferença, isso é a singularidade não só de um aluno autista, mas como de professores e pais que juntos deram as condições para que esse ato ocorresse de forma tão especial.
Outros professores satisfeitos com o resultado obtido sorriram ao comentar sobre o assunto, uma diferença muito grande dentro do universo onde muito pouco se tem de resultados positivos.
Sorte!
Acredito que a ocorrência deste fato se deu por ter condições para que se aborde com coerência essa disciplina e amor pelo ato de ensinar e se comunicar.
Educar...
Um aparelhamento de ações, de pessoas dispostas a se preparar para enfrentar essas condições hoje tão corriqueiras em nossos bancos escolares. Melhor ainda é saber que como essa professora, muitas outras se dispõem a encarar com amor e muito preparo transformando o simples ato de educar em uma grande condição para se aprender.
Neide é o nome da Professora que, pela manhã com um sorriso compartilhou essa conquista tão sua que me encantou só de ver seu semblante de felicidade e amor.
A educação é um ato incondicional de amar a si e aos outros, condição de profeta derivação de professor.

Helio Ramos de Oliveira
04/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário