segunda-feira, 30 de setembro de 2013


Sarau
“Coleção de Almas”

Sarau “Coleção de almas”, realizado na E.M.E.F. Profª. Amélia Rodrigues de Oliveira na prefeitura de São Paulo, no ano de 2012. Neste ano, lancei meu livro “Hélio em Ramos de Oliveira – Sedução pela poesia”, e com esse sentimento de satisfação que partilhei com meus alunos, a felicidade em estar eternizando meus pensamentos em poesia. O sarau aconteceu de forma espontânea, os alunos escreveram seus poemas sem compromisso com regras gramaticais ofertei a eles a possibilidade de criar seus poemas, serem autores de suas obras únicas e verdadeiras. Lembro que um aluno disse não querer escrever nada, foi quando disse a ele, que escreva o que sentir sem se preocupar será lindo e único, ele não sabia escrever direito mais fez, me surpreendeu quando eu estava colocando os poemas em uma porta com vidros, no pátio da escola ele se aproximou e pediu que eu colocasse escondido seu escrito e eu pedi para que ele lesse para mim e ele o fez, era para seu pai ele dizia que o amava, fiquei emocionado no momento pedi para que ele escrevesse seu nome ele o fez e sorriu agradecendo, outros alunos vieram, leram o que ele escreveu, disseram que estava bonito e fez com que ele sorrisse orgulhoso. Neste dia um transportador leu os poemas e junto com um professor me indagaram pelos erros da norma culta, olhei para os dois perguntando quantos poemas eles já teriam escritos e disseram nenhum e então disse a eles que mesmo sem domínio da norma culta o que mais vale é a expressão da alma e por isso o sarau tem seu nome como “Coleção de almas”, ficou olhando e então, fiz um cartaz com uma cartolina branca com um pequeno ponto preto no centro, e em uma folha de sulfite escrevi o significado que aprendi á muito tempo com a profª. “Laura Belon”, que lecionou arte para mim ainda no ginásio, na folha estava escrito: “Em um universo de virtudes algumas pessoas apenas veem o único defeito esquecendo a virtude que é maior”.

Fizemos o sarau, ele ficou três meses exposto no pátio da escola, sem que nenhuma folha fosse retirada, mais muitas outras foram colocadas por vários alunos, o grande detalhe desta pratica, é que eu não tinha aulas atribuídas, entrava esporadicamente nas aulas, mais construímos um vinculo de oportunidade, criamos nosso momento em comunhão e verdade.

Hélio Ramos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário