domingo, 8 de setembro de 2013


Minha pratica leitora, acontece com grande êxito na musica e na poesia. Estive presente em um ensaio, do coral da Universidade Mackenzie, onde a pratica leitora e oralidade que caminham juntas, e conseguem transformar os sentidos humanos. Pensando nesse sentido imagino alunos das escolas publicas participando de um coral cantando canções de: Sá & Guarabira “Sobradinho”, Guilherme Arantes “Planeta Água”, Caetano Veloso “Terra” e tantos outros temas.
Lembro-me de um professor “Paulo Emílio Vanzolini (São Paulo, 25 de abril de 1924 — São Paulo, 28 de abril de 2013) foi um zoólogo e compositor brasileiro, autor de famosas canções como "Ronda", "Volta por Cima" e "Na Boca da Noite".
É um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que com seu trabalho aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares1 . Paulo Vanzoline. Tive a oportunidade de ser orientado por ele que dizia que a zoologia é como a musica para alegrar seu ser.
Em minhas aulas canto, declamo poemas e peço para que os alunos declamem seus, os poemas ajuda tanta na pratica leitora quanto escritora e desta forma, pratico a desenvoltura visando exercitar o dialogo. Com sorrisos todos ajudam quando erram se propõem a ajudar em uma comunhão de pensamentos.

Pude ver no ensaio do coral, que estou adaptando minha pratica para o ensino de ciência, pois ao estudar o som, esbarro na fala e inúmeras situações que me arremete a musica, ao diálogo e tantos outros sentidos, que necessitam da clareza cientifica, para que sejam consideradas verdadeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário