sexta-feira, 6 de setembro de 2013


DESENVOLVER A PRATICA ESCRITORA A PARTIR DO COTIDIANO

Minha pratica cotidiana

LER PARA ESCREVER

O desafio é?
Leitura no ensino de ciências
Em minhas aulas de ciências na escola “Anecondes Alves Ferreira”, vem sendo a de disseminar a leitura tanto da “Proposta Curricular”, quanto de “Livros didáticos” como consulta, leitura da revista “Ciência Hoje das crianças”, e 21 títulos de ciência aplicada, além das leituras em sites “ciência em casa, e a própria ciência hoje das crianças” e assim procuro cercar de possibilidades para que se inspirem.
1.    A Proposta Curricular, utilizada para que se faça a leitura dos textos antes de começarmos a resolução das situações problemas. Desta forma é possível saber dos conhecimentos que cada um tem sobre o global e assim fazer um debate buscando provocar a busca do conhecimento como um desafio através da leitura.

2.    O livro didático é utilizado em casa como consulta e comparação dos textos encontrados na “Proposta Curricular”.

3.    A revista Ciência Hoje das crianças, é uma fonte de conhecimento cientifico de fácil entendimento e compreensão, nela me permito fazer interpretações de como é feito ciência e da importância de reescrever os temas para que as crianças se apropriem do conhecimento e aplicação deles no cotidiano. Exemplifico com minhas experiências como biólogo pesquisador, atuando em campo, no ZOO de São Paulo, em laboratórios de pesquisa, consultorias, autor de publicações cientifica e como professor. Assim possibilito, que eles façam uma analise do desenvolvimento do individuo e o conhecimento adquirido.

4.    Os títulos científicos foram escolhidos aleatoriamente e colocados em uma caixa, para que eles escolham a leitura e descubram o que significa cada titulo. Exemplo: transgênicos, biodiesel e etanol, biogeografia, ozônio, entre outros... Foi possível reparar, que muitos gostaram do tipo de leitura, por ser um desafio, sentiram-se importantes em ter em mãos, títulos que possuem um grau de dificuldade, além do que sempre foram propostos. Ao final da leitura eles escrevem o que entendeu, formulam perguntas e juntos procuramos responde entendendo os fatos.

O desafio é?
Escrita: Contextualização no ensino de ciências

Propor a escrita é um desafio muito grande, pois para escrevermos é necessário motivação além de inspiração e pensando nesse sentido proponho a meus alunos que eles escrevam poesia, transformando os temas científicos como uma colheita de informações para que se transforme em um poema. Acredito que desta forma a inspiração se torne algo leve.
1.    E para cada texto lido é escrito um poema que será lido na sala. Tenho colhido bons frutos desta forma, em 2012, fizemos um Sarau “poesia é ciência”, na escola cada um escrevia seus poemas e colavam na parede do corredor próximo do laboratório, fiz o mesmo em uma escola da prefeitura de São Paulo.

2.    Contextualizamos em forma de dialogo tornando possível a criação e a orientação dos pensamentos que aparecem de todas as formas compondo um cenário curioso cheio de visões controversas de acordo com as vivencias de cada um dos entes. Fazemos então ciência, com a descrição da palavra “ciência”, que norteia os pensamentos em direção à razão. Devemos provar que estamos certos de nosso pensamento e para tanto buscaremos argumentos para que a verdade seja exposta.

3.    Exprimirem-se com suas potencialidades, demonstrando as habilidades e competência, “leitora e escritora”, agregando ao individuo em formação, a segurança de escrever sua verdade perante aos fatos, vivenciando seu cotidiano e, construindo uma nova forma de intervir fazendo ciência.

O desafio é?
Utilizar tecnologia a favor da educação, aplicando os conhecimentos científicos contemporâneos na sala de aula.
Utilização de “smartphone” em sala de aula.
Com auxílio da “Tecnologia da Informação - T.I“, buscando fazer com que as aulas sejam diferenciadas e mais interessantes, desenvolvemos em sala de aula uma inovação.
Para aqueles que têm disponível um smartphone, é possível responder as atividades da “Proposta Curricular”, organizada em pasta de arquivos, onde o aluno buscara informações através de imagens, vídeos entre outros para complementar sua pesquisa com fontes que valorizem sua pesquisa. Depois da pesquisa pronta é feito uma apresentação onde às colocações de intervenções sejam acrescentadas ao trabalho realizado com auxilio de tecnologia e conhecimento.
Estou no começo deste processo e estou conseguindo um bom resultado.

Hélio Ramos de Oliveira

EE ANECONDES ALVES FERREIRA – 2013.

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