DESENVOLVER
A PRATICA ESCRITORA A PARTIR DO COTIDIANO
Minha pratica cotidiana
LER PARA ESCREVER
O desafio é?
Leitura no ensino de
ciências
Em minhas aulas de ciências
na escola “Anecondes Alves Ferreira”, vem sendo a de disseminar a leitura tanto
da “Proposta Curricular”, quanto de “Livros didáticos” como consulta, leitura
da revista “Ciência Hoje das crianças”, e 21 títulos de ciência aplicada, além das
leituras em sites “ciência em casa, e a própria ciência hoje das crianças” e
assim procuro cercar de possibilidades para que se inspirem.
1.
A Proposta Curricular, utilizada para que se
faça a leitura dos textos antes de começarmos a resolução das situações
problemas. Desta forma é possível saber dos conhecimentos que cada um tem sobre
o global e assim fazer um debate buscando provocar a busca do conhecimento como
um desafio através da leitura.
2.
O livro didático é utilizado em casa como
consulta e comparação dos textos encontrados na “Proposta Curricular”.
3.
A revista Ciência Hoje das crianças, é uma
fonte de conhecimento cientifico de fácil entendimento e compreensão, nela me
permito fazer interpretações de como é feito ciência e da importância de
reescrever os temas para que as crianças se apropriem do conhecimento e
aplicação deles no cotidiano. Exemplifico com minhas experiências como biólogo
pesquisador, atuando em campo, no ZOO de São Paulo, em laboratórios de
pesquisa, consultorias, autor de publicações cientifica e como professor. Assim
possibilito, que eles façam uma analise do desenvolvimento do individuo e o
conhecimento adquirido.
4.
Os títulos científicos foram escolhidos aleatoriamente
e colocados em uma caixa, para que eles escolham a leitura e descubram o que
significa cada titulo. Exemplo: transgênicos, biodiesel e etanol, biogeografia,
ozônio, entre outros... Foi possível reparar, que muitos gostaram do tipo de
leitura, por ser um desafio, sentiram-se importantes em ter em mãos, títulos que
possuem um grau de dificuldade, além do que sempre foram propostos. Ao final da
leitura eles escrevem o que entendeu, formulam perguntas e juntos procuramos
responde entendendo os fatos.
O
desafio é?
Escrita:
Contextualização no ensino de ciências
Propor
a escrita é um desafio muito grande, pois para escrevermos é necessário motivação
além de inspiração e pensando nesse sentido proponho a meus alunos que eles
escrevam poesia, transformando os temas científicos como uma colheita de
informações para que se transforme em um poema. Acredito que desta forma a
inspiração se torne algo leve.
1.
E para cada texto lido é escrito um poema que
será lido na sala. Tenho colhido bons frutos desta forma, em 2012, fizemos um
Sarau “poesia é ciência”, na escola cada um escrevia seus poemas e colavam na
parede do corredor próximo do laboratório, fiz o mesmo em uma escola da
prefeitura de São Paulo.
2.
Contextualizamos em forma de dialogo tornando
possível a criação e a orientação dos pensamentos que aparecem de todas as
formas compondo um cenário curioso cheio de visões controversas de acordo com
as vivencias de cada um dos entes. Fazemos então ciência, com a descrição da
palavra “ciência”, que norteia os pensamentos em direção à razão. Devemos provar
que estamos certos de nosso pensamento e para tanto buscaremos argumentos para
que a verdade seja exposta.
3.
Exprimirem-se com suas potencialidades, demonstrando
as habilidades e competência, “leitora e escritora”, agregando ao individuo em
formação, a segurança de escrever sua verdade perante aos fatos, vivenciando
seu cotidiano e, construindo uma nova forma de intervir fazendo ciência.
O desafio é?
Utilizar tecnologia a favor
da educação, aplicando os conhecimentos científicos contemporâneos na sala de
aula.
Utilização de “smartphone”
em sala de aula.
Com auxílio da “Tecnologia
da Informação - T.I“, buscando fazer com que as aulas sejam diferenciadas e
mais interessantes, desenvolvemos em sala de aula uma inovação.
Para aqueles que têm disponível
um smartphone, é possível responder as atividades da “Proposta Curricular”,
organizada em pasta de arquivos, onde o aluno buscara informações através de
imagens, vídeos entre outros para complementar sua pesquisa com fontes que
valorizem sua pesquisa. Depois da pesquisa pronta é feito uma apresentação onde
às colocações de intervenções sejam acrescentadas ao trabalho realizado com
auxilio de tecnologia e conhecimento.
Estou no começo deste
processo e estou conseguindo um bom resultado.
Hélio Ramos de Oliveira
EE ANECONDES ALVES FERREIRA –
2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário