sexta-feira, 6 de setembro de 2013


A NEUROCIÊNCIA E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

A Neurociência e o processo ensino-aprendizagem, mas especificadamente o estudo do cérebro, envolvendo o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, enquanto possibilidade de diálogos e desenvolvimento de uma prática mais reflexiva capaz de contextualizar os conteúdos cerebrais. Para a obtenção dos dados realizaram-se entrevistas, questionários como amostras, que potencializam a capacidade de ver, aprender, reaprender e as possibilidades da construção do conhecimento a respeito do cérebro com recursos diferenciados. A esses questionamentos, reflete sobre as atividades dos professores diante do processo de ensinar a ensinar, aprender a ensinar, segundo a perspectiva da Neurociência, nos conduzindo a novos campos de estudos e do conhecimento pedagógico.
O percurso de pesquisa de teoria e prática determina a reflexão, amadurecimento de ideias, cumplicidade com a aplicação dos instrumentos que facilitam a ação de contextualização do cotidiano. Dessa forma, conclui-se que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada a partir de diálogos entre a Neurociência e o Ensino de Ciências, já que os assuntos trabalhados levam à realidade do cotidiano dos estudantes em sala de aula.

“A mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará a seu tamanho original”.
Albert Einsten
Desta forma, é preciso explorar os conhecimentos neuro-funcional, para que se possa obter êxito na correlação das competências leitora e escritora, no desenvolvimento autoral, que em nosso caminhar ao se fazer ciência na sala de aula, deve ser construído sistematicamente através de estímulos criativos, para que se se crie, as possibilidades e oportunidades onde se propõe a leitura do mundo ao qual estará inserido, escrevendo o que se aprende e ensina.


Pensamentos de: Almeida (1997), Valle e Capovilla (2004); Lent (2002); Zimmer (2004), Barbosa (2005, 2007); Olivier (2006); Restak (2006); Relvas (2005); Morin (2005); Steiner (1992,2000), Vygotsky (2001,2003), Ausubel (2003) e Wallon apud Caixeta ( 2007 ) que nos conduziram, na evolução de seus estudos, a uma forma mais prazerosa de se compreender o processo cerebral.

Fonte:

A NEUROCIÊNCIA E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO - ESCOLA NORMAL SUPERIOR PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA; Mara Regina Kossoski Felix Rezende – 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário