sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Saber & aprender
E quando quem ensina também não sabe?
Isso acontece!
É um grande desafio, buscar a informação, digerir, lapidar e proferir de forma simples aos discentes, pessoas avidas por saber em busca de conhecimento que melhore sua vida.
Uma luz para clarear seus pensamentos em uma busca incansável...
E quando quem ensina não sabe disso?
Sem saber os caminhos não é possível encontrar as saídas.
O que fazer, se nunca foi aprendido e nem ao menos mencionado algo sobre.
Impaciência e insegurança.
Um sentimento de muitos profissionais da educação, que sem um currículo apropriado e uma formação continuada pautada na interdisciplinaridade, deixou a desejar. Esse é o descaso com a educação em nosso país, que produziu uma geração órfã da filosofia, um ingrediente que mudaria em muito esse nosso modelo caótico de educação, que é levado aos trancos e barrancos, um verdadeiro aprenda se puder.
Um bom professor, necessita de tranquilidade para estudar e aprender, assegurar que os caminhos sejam percorridos integralmente de forma segura, para que o processo de reproduzir e ampliar os conhecimentos ocorra com qualidade excepcional.
Isso não ocorreu como deveria.
É notória a ânsia em aprender por parte de todos os professores, querem ser mestres, os mestres querem ser doutores, mas esbaram na insegurança do será?...
O saber, faz parte da personalidade humana, que busca incansavelmente por ele.
Mas para tanto, é necessário que haja uma proposta bem definida, possibilitando percorrer na integra os caminho do saber, esses devem ser percorrido sem atalhos, pois eles escondem os princípios importantes do conhecimento, deixando deficitário o conteúdo aprendido, escondendo bases fundamentais imprescindíveis, para a formação integral, pois servirá como bagagem para afirmações futuras.
Violentamos nossa sociedade, em não dar as devidas condições para a aprendizagem com tranquilidade e respeito.
A confiança em quem ensina é necessária, assim como no que se aprende e na posterior aplicação desses saberes.
Em verdade, podemos dizer que existe uma grande vontade de desenvolver conhecimento, mas para que isso aconteça de fato, necessitamos de um terreno fértil, um solo preparado para que nele floresça o encantamento em saber para ensinar e aprender.
Os professores, merecem ser tratados com respeito e zelo, são eles os principais protagonistas de nossa história como nação.
Quando não souberem!...
Buscarão o conhecimento
Quando não souberem o caminho!...
Traçarão um novo.
Pode acreditar!
Uma luz o mestre sempre ira apontar.

Helio Ramos de Oliveira

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Educação empreendedora

Aula de ciências uma explanação sobre remanufatura de jeans, arte designer em fazer de velhas calças em novas bolsas estilizadas por crianças do ensino fundamental.
Um momento de ensinar e aprender. Tantas ideias que os alunos podem ter, criando a consciência empreendedora na mente avida de saber dessas pessoas.
Muitos confeccionaram suas bolsas, Transadas, cool usando e desfilando suas invenções com orgulho e paixão. Algumas vendas aconteceram obtenção de renda, para um jovem que descobre na arte e na ciência um potencial de trabalho mesmo sendo ainda crianças, produziram com desenvoltura e vontade.
Seguindo a aula, no caderno do aluno encontramos receitas de esfirras e pão de coco, que segundo o mestre também possui um grande potencial para o empreendedorismo quando existe o desejo de fazer.
Foi lido em sala por todos, aprendendo sobre fermento, trigo, fome, formas e valores. Observando as informações um aluno que ouve atentamente, intui essas informações em suas medidas, para que se possa obter renda como havia dito o prof. Helio Ramos e assim o fez!
Diante de uma necessidade, viu na receita de pão de coco uma oportunidade. Pediu os ingredientes para sua mãe e confeccionou o pão de coco que foi vendido transformado em renda. A bolsa que havia confeccionado também entrou no momento de empreender e também se transformou em renda para este menino da sexta série do ensino fundamental.
Assim, Guilherme conseguiu o valor suficiente para fazer um lindo passeio com a turma da escola.
Isso ele me disse, em uma aula de ciências que ele sempre esta presente buscando informações, que sejam economicamente viáveis e ambientalmente correta.
Ele escreveu como isso aconteceu, e eu com uma grande felicidade ouvi calado, a grande investida que ele menino fez. Os olhos de um simples professor marejados de lágrimas, vendo ali em minha frente à realização de uma profecia.
"A arte de ensinar o que se deve aprender para na vida aplicar e as coisas acontecer" Helio Ramos de Oliveira
A alegria do mestre, em ver nos olhos meninos o brilho da conquista em liberdade o empreender educação. Fiquei, bestialmente risonho e orgulhoso. Isso demonstra de fato, o compromisso com a educação de ambas as partes, onde bolsas e esfirras transformaram as aulas de ciências em oportunidade.
Assim fez Guilherme, um menino simples, mas com competência suficiente para protagonizar habilidosamente sua vida em aprender para empreender.

Helio Ramos de Oliveira

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TANTA IMPUNIDADE


Tanta impunidade

O que é a escola?

Um ambiente inóspito onde se disputa o espaço.


Deveria ser um ambiente tranquilo onde se aprende e

ensina.

Façamos uma escolha...

Nossa sociedade com toda sua hipocrisia elegeu a

escola como a responsável pelos desmandos sociais e

legais.

Em um ambiente totalmente entregue a sorte

professores e alunos disputam o espaço com meliantes

que deturpam a verdadeira função social desta

instituição.

Sem nenhum tipo de crivo se delibera que os infratores

devem participar do ambiente escolar junto com aqueles

que dentro de sua ingenuidade ainda vislumbra a

ascenção, através dos conhecimentos e oportunidades

que a escola deveria proporcionar.

A justiça que submete a presença de infratores aos

justos que buscam de forma digna um espaço ao Sol

desrespeita o direito universal da vida em comunhão e

paz.

Certo da impunidade e do descaso com a instituição

escola que abriram mão da segurança de tantos em

detrimento de uns poucos que a sociedade cria como

erva daninha entre valorosos trigos. É notória a

descrença no sistema educriminal que nosso estado de

direito faz torto e de forma irresponsável assiste tudo

de braços cruzados esperando que as eleições cheguem

e passem sem que nenhum compromisso seja assumido

de fato.


Em busca de uma bandeira que nunca se desenrola, pois

serve de moeda de troca para que políticos incapazes

se elejam e se sustente nas mamas desta nação.

Nação!...

Presídios cheios e agora suas sucursais recebem aqueles

que a justiça não sabe o que fazer.

Escolas sem rumo e sem segurança.

Qual a esperança?...

Criminosos travestidos de alunos aterrorizam o

ambiente escolar com o consentimento dos aparatos

legais que se preocuparam em passar o problema

adiante.

Qual o conselho?

De quem é a tutela?

Professores reféns de um sistema injusto e

irresponsável onde a finalidade é a ascensão politica.

Não há uma ideia do que realmente ocorre nas escolas

dentro dos muros que deveria ser seguro e respeitado,

mas que nos dias de hoje é apenas um local para

colocar gente.

Educação...

Penso em como é retrogrado imaginar que o sucesso se

da pelos bancos escolares.

Um enorme desanimo se faz presente no semblante

pesado dos mestres, que vê degringolar toda a fantasia

criada em mudar o mundo pelo conhecimento e agora

procura mediar os conflitos entre os poderes e a

impunidade.

Dó!

Esse é o sentimento que tenho pelos professores que

são violentados profissionalmente sem que ninguém e

nem mesmo eles conseguem encontrar forças para algo

fazer.

Como formar uma sociedade vitimada pelo descaso com


a grande maioria que com otimismo ainda acredita que é

possível mudar.




Helio Ramos de Oliveira

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Choro de professor é ver a criança dançar e cantar
Ver a liberdade e voar
Um universo
Conspiração...
Assim se faz educação
Um momento onde centenas de professores em comunhão
Olham atentos para a mesma direção
Um grande espetáculo
A emoção de ensinar
Corações a pulsar
Palpitar
Lagrimas que escorrem
Na face
O mestre que cala em um suspiro
Lembranças
Infância em um grande sonho
Alegrar-se com o carinho
Esse é o caminhar
Educar...
Futurar...
Cuidar do planeta em forma de criança
Ver no mundo a esperança
Das crianças a cantar

Helio Ramos de Oliveira

Uma homenagem da EMEF CEU-Alvarenga as crianças que se apresentaram do Coral da EMEF " João Gualberto do Amaral Carvalho" no Seminário Regional de Educação - DRE-Santo Amaro " Compartilhando Saberes e Práticas" 23/08/2011. 

sábado, 20 de agosto de 2011


PENSADORES ESCREVEM... PROFESSORES SOFREM!...

Rosto cansado adentra para mais uma jornada de tantas já terminadas. Assina o ponto, se molda buscando energia para com alegria tornar seu dia um momento de prazer, em ensinar e aprender. Assim busca o encanto da arte de ser professor, uma escolha ao ser licenciado e preparado para aulas assumir.

Professor é gente, que ri e que sente amor, alegria as dores dos dias em que o sabor amargo da vida, se apresenta em feridas. Desamparado,desesperado em busca de socorro sem nada a receber.
São sempre esquecidos e ouvindo dos amigos, que não há nada a fazer...

Sem nenhuma assistência, sobra as ocorrências de conflitos nas escolas, um território sem brilho e sem gloria que cabe ao professor tendo a incumbência de resolver.Mesmo sem solução buscando em vão uma parceria que se sabe é difícil de existir.

Escolas inseguras, comunidade omissa, se descompromissa em os seus assistir, mas quando as coisas apertam logo se libertam, com os desmandos legais, assim nada se faz.

Mas quem deveria fazer?...
Alguns não sabem nem ler!
Tem Joãos e Aninhas que precisam aprender.

Uma sopa de gente, com mentes desorientadas, descompromissadas  algumas abandonadas sem saber o que fazer. Justificando o cansaço desse professor que no drible das aulas, corre sozinho sem as marcas do campo para se orientar.

Uma aula diferente!...
A proposta de sempre!
Mas quando acontece, alguém aparece e vem logo dizer: que assim não se aprende é tempo perdido tem que ter livro para o exercício aplicar.
Um conflito de ideias, escritas e cobradas em concurso de ingresso, mas muda o discurso quando na escola chegar.

Professores amigos, sempre lembrados, sempre queridos e desamparados, vivendo dos sorrisos de seus alunos, que sempre presentes, virão como gente o esforço em fazer.
Aprender com Paulo Freire:
“Educação como prática da liberdade”; “Política e educação”; “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia da esperança”.

Mas onde aplicar?
Escolas burocráticas, sempre apáticas sem proposta e sem rumo. 
Onde vai chegar?...

Gestores em conflitos!...
A quem deve seguir?...

Aos órgãos competentes, os que mandam na gente ou a sociedade que precisa mudar.

Pensadores pensaram em escolas.
Burocratas, transformaram nossas escolas, em imensos picadeiros mas sem a dignidade do palhaço, que faz rir colocando a ironia de quem sempre teve o compromisso de ensinar.

Mesmo assim...

Começam com “P”.

Quem vai rir?...



Helio Ramos de Oliveira

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SUSTENTABILIDADE


Aula de ciências e sustentabilidade, uma proposta de

mudança de atitude e práticas pessoais.

Numa escola de periferia que margeia a represa Billings no

município de São Paulo.

Numa manhã de inverno, a aula começa com uma comanda

na lousa e as explicações do professor sobre a situação

humana no mundo.

Imaginem que todos vocês possuem dinheiro suficiente

para comprar um terreno em um lugar lindo com muito

verde, pássaros, esquilos um lindo lago um lugar dos

sonhos...

E então os alunos começaram a imaginar de como seria

maravilhoso e muito lindo morar em um local assim. Uma

menina disse cochichando...

- Nossa seria muito melhor do que onde moro lá só tem

favela!

Então o professor ouvindo as falas maravilhadas de todos

então pediu para que eles olhassem a sua volta e

imaginasse que aquele lugar um dia existiu aqui onde

estamos.

É...

Nossos ancestrais não pensaram dessa forma

Eles simplesmente se apossaram da terra sem que

houvesse nenhuma preocupação com as futuras gerações

que hoje são vocês.

Vieram apenas, com a preocupação de resolver o problema

de moradia a qualquer custo e conseguiram. Fizeram muitas

construções irregulares em áreas de risco, nenhuma

preocupação em tratar os resíduos que são jogados na

represa, represa essa que um dia foi um lindo e

maravilhoso lago.

Aquele!

Dos sonhos imaginados por todos no inicio da aula.

Agora se faz necessário que todos nos adultos, jovens,

crianças para que mudemos nossos hábitos e atitudes

pensando naqueles que ainda não nasceram e merecem um

mundo mais bonito.

Todos ficaram perplexos com a descoberta e disseram

como sempre.

Nossa...

Professor, mas se não fosse assim onde iria morar?

Com um ar de cautela o professor disse:

Moraria em um lugar mais saudável, organizado e que desse

a você uma melhor qualidade de vida.

Mas para que isso ocorresse de fato, necessitaríamos que

os nossos ancestrais tivessem o conhecimento necessário

para entender que devemos conviver com as diferentes

formas de vida isso seria então conviver.

Tem como mudar isso professor?

Sim!...

Nossas atitudes determinam o que somos.

Os jovens e crianças de hoje, tem a incumbência de levar

essa nova forma de pensar e agir para seus pais. Estarão

com base para tomar decisões que minimizem os danos já

causados e recuperem as áreas de risco preservando as

vidas de todos os seres. Respeitando as condições

socioambientais de forma correta e viável.

Nesta aula foi possível observar o tamanho conflito entre

existir e coexistir de forma sustentável interagindo de

forma positiva com o meio em que se vive.

Propuseram então a plantar mais arvores para que os

animais possam viver em seu habitat natural e que as

pessoas valorizem mais as questões ambientais.

Assim foi a primeira abordagem sobre sustentabilidade

para a turma de 6ª série NO CEU-Alvarenga em 2011.




Helio Ramos de Oliveira


Helio

quinta-feira, 7 de julho de 2011


Exemplos

"UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS"
                                                   Confúcio - filósofo chinês viveu em 470 A.C

Um exemplo vale muito mais que milhões de palavras, isso é

um fato que desde os primórdios da civilização é sabido por

todos.

Gostaria que em uma chamada de celular uma mãe

dissesse ao gerente de seu banco que não poderia falar,

pois estava ajudando na lição de casa de seu filho, e que

bom seria se o gerente estivesse solidarizado com o fato e

esperasse que a mãe terminasse com seu filho, por saber

que esse esmero ao filho é sinal de formação de uma

sociedade mais justa e igualitária.

E
 assim, quando essa criança estiver na condição de pai,

reproduzirá esse ato e assim por consequentemente um

passará ao outro formando uma corrente.

Imagine como será a sociedade formada por pessoas que

realmente se importam com as qualidades aprendidas de

um simples exemplo.

O respeito às pessoas, as diferenças fazem parte

significativa do pensamento globalizado de uma sociedade

moderna, que busca a inserção do antigo ao

contemporâneo, ajustando assim as inúmeras formas de

pensar e agir.

Os exemplos que temos denotam nossa forma de agir e

pensar.

“vejamos quanto à questão politica”

Brasil um pais jovem, democrático que possui inúmeros

casos absurdos de corrupção sem que ninguém, pague na

justiça pelos crimes cometidos é banal essa situação e as

crianças sempre indignadas pedem uma explicação e

percebem a omissão dos seus tutores em se posicionar

dizendo que isso é difícil sem que nunca se tenha tentado.

Exemplo de quem procurou justiça é o de Chico Mendes e

Dorothy Stang, que morreram assassinados e os culpados

estão foragidos ou foram encobertos por fatores escusos, a

impunidade deixam esse comportamento vil, tão intrínseco

na sociedade brasileira que diz sempre: isso é normal,  e

que ninguém vai pagar por isso é uma aceitação

institucionalizada por ser tão comuns que se tornam parte

das relações entre as pessoas que formam essa sociedade.

Até nas músicas com letras que denigrem a imagem da

mulher.

Cultua-se o ilícito e condena-se o licito com brechas nas leis

que deveriam alicerçar os pilares de justiça e igualdade.

Mas...

Quais são os exemplos seguidos e dados por cada ente

dessa sociedade tão promissora, mas tão empobrecida de

bons exemplos.

A institucionalização do desrespeito às normas comuns da

sociedade é preciso cortar na carne para que algo

aconteça, 

 possibilitar que antigos hábitos possam ser mudados e

novos venham tomar seu lugar para melhorar a credibilidade

de nossa sociedade, nos pilares de justiça de nossa

constituição que vislumbra, o valor de nossa gente em cada

um dos entes dessa nossa sociedade.

Não devemos aceita que a promiscuidade de nossa

sociedade, é preciso dar bons exemplos a nossa gente e

principalmente às crianças, que precisa crescer dentro de

conceitos íntegros e sólidos, assim como nosso país merece

ser.

Integro e sólido.


Helio Ramos de Oliveira