sábado, 20 de agosto de 2011


PENSADORES ESCREVEM... PROFESSORES SOFREM!...

Rosto cansado adentra para mais uma jornada de tantas já terminadas. Assina o ponto, se molda buscando energia para com alegria tornar seu dia um momento de prazer, em ensinar e aprender. Assim busca o encanto da arte de ser professor, uma escolha ao ser licenciado e preparado para aulas assumir.

Professor é gente, que ri e que sente amor, alegria as dores dos dias em que o sabor amargo da vida, se apresenta em feridas. Desamparado,desesperado em busca de socorro sem nada a receber.
São sempre esquecidos e ouvindo dos amigos, que não há nada a fazer...

Sem nenhuma assistência, sobra as ocorrências de conflitos nas escolas, um território sem brilho e sem gloria que cabe ao professor tendo a incumbência de resolver.Mesmo sem solução buscando em vão uma parceria que se sabe é difícil de existir.

Escolas inseguras, comunidade omissa, se descompromissa em os seus assistir, mas quando as coisas apertam logo se libertam, com os desmandos legais, assim nada se faz.

Mas quem deveria fazer?...
Alguns não sabem nem ler!
Tem Joãos e Aninhas que precisam aprender.

Uma sopa de gente, com mentes desorientadas, descompromissadas  algumas abandonadas sem saber o que fazer. Justificando o cansaço desse professor que no drible das aulas, corre sozinho sem as marcas do campo para se orientar.

Uma aula diferente!...
A proposta de sempre!
Mas quando acontece, alguém aparece e vem logo dizer: que assim não se aprende é tempo perdido tem que ter livro para o exercício aplicar.
Um conflito de ideias, escritas e cobradas em concurso de ingresso, mas muda o discurso quando na escola chegar.

Professores amigos, sempre lembrados, sempre queridos e desamparados, vivendo dos sorrisos de seus alunos, que sempre presentes, virão como gente o esforço em fazer.
Aprender com Paulo Freire:
“Educação como prática da liberdade”; “Política e educação”; “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia da esperança”.

Mas onde aplicar?
Escolas burocráticas, sempre apáticas sem proposta e sem rumo. 
Onde vai chegar?...

Gestores em conflitos!...
A quem deve seguir?...

Aos órgãos competentes, os que mandam na gente ou a sociedade que precisa mudar.

Pensadores pensaram em escolas.
Burocratas, transformaram nossas escolas, em imensos picadeiros mas sem a dignidade do palhaço, que faz rir colocando a ironia de quem sempre teve o compromisso de ensinar.

Mesmo assim...

Começam com “P”.

Quem vai rir?...



Helio Ramos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário