Aula de ciências e sustentabilidade, uma proposta de
mudança de atitude e práticas pessoais.
Numa escola de periferia que margeia a represa Billings no
município de São Paulo.
Numa manhã de inverno, a aula começa com uma comanda
na lousa e as explicações do professor sobre a situação
humana no mundo.
Imaginem que todos vocês possuem dinheiro suficiente
para comprar um terreno em um lugar lindo com muito
verde, pássaros, esquilos um lindo lago um lugar dos
sonhos...
E então os alunos começaram a imaginar de como seria
maravilhoso e muito lindo morar em um local assim. Uma
menina disse cochichando...
- Nossa seria muito melhor do que onde moro lá só tem
favela!
Então o professor ouvindo as falas maravilhadas de todos
então pediu para que eles olhassem a sua volta e
imaginasse que aquele lugar um dia existiu aqui onde
estamos.
É...
Nossos ancestrais não pensaram dessa forma
Eles simplesmente se apossaram da terra sem que
houvesse nenhuma preocupação com as futuras gerações
que hoje são vocês.
Vieram apenas, com a preocupação de resolver o problema
de moradia a qualquer custo e conseguiram. Fizeram muitas
construções irregulares em áreas de risco, nenhuma
preocupação em tratar os resíduos que são jogados na
represa, represa essa que um dia foi um lindo e
maravilhoso lago.
Aquele!
Dos sonhos imaginados por todos no inicio da aula.
Agora se faz necessário que todos nos adultos, jovens,
crianças para que mudemos nossos hábitos e atitudes
pensando naqueles que ainda não nasceram e merecem um
mundo mais bonito.
Todos ficaram perplexos com a descoberta e disseram
como sempre.
Nossa...
Professor, mas se não fosse assim onde iria morar?
Com um ar de cautela o professor disse:
Moraria em um lugar mais saudável, organizado e que desse
a você uma melhor qualidade de vida.
Mas para que isso ocorresse de fato, necessitaríamos que
os nossos ancestrais tivessem o conhecimento necessário
para entender que devemos conviver com as diferentes
formas de vida isso seria então conviver.
Tem como mudar isso professor?
Sim!...
Nossas atitudes determinam o que somos.
Os jovens e crianças de hoje, tem a incumbência de levar
essa nova forma de pensar e agir para seus pais. Estarão
com base para tomar decisões que minimizem os danos já
causados e recuperem as áreas de risco preservando as
vidas de todos os seres. Respeitando as condições
socioambientais de forma correta e viável.
Nesta aula foi possível observar o tamanho conflito entre
existir e coexistir de forma sustentável interagindo de
forma positiva com o meio em que se vive.
Propuseram então a plantar mais arvores para que os
animais possam viver em seu habitat natural e que as
pessoas valorizem mais as questões ambientais.
Assim foi a primeira abordagem sobre sustentabilidade
para a turma de 6ª série NO CEU-Alvarenga em 2011.
Helio Ramos de Oliveira
Helio
Nenhum comentário:
Postar um comentário