sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SUSTENTABILIDADE


Aula de ciências e sustentabilidade, uma proposta de

mudança de atitude e práticas pessoais.

Numa escola de periferia que margeia a represa Billings no

município de São Paulo.

Numa manhã de inverno, a aula começa com uma comanda

na lousa e as explicações do professor sobre a situação

humana no mundo.

Imaginem que todos vocês possuem dinheiro suficiente

para comprar um terreno em um lugar lindo com muito

verde, pássaros, esquilos um lindo lago um lugar dos

sonhos...

E então os alunos começaram a imaginar de como seria

maravilhoso e muito lindo morar em um local assim. Uma

menina disse cochichando...

- Nossa seria muito melhor do que onde moro lá só tem

favela!

Então o professor ouvindo as falas maravilhadas de todos

então pediu para que eles olhassem a sua volta e

imaginasse que aquele lugar um dia existiu aqui onde

estamos.

É...

Nossos ancestrais não pensaram dessa forma

Eles simplesmente se apossaram da terra sem que

houvesse nenhuma preocupação com as futuras gerações

que hoje são vocês.

Vieram apenas, com a preocupação de resolver o problema

de moradia a qualquer custo e conseguiram. Fizeram muitas

construções irregulares em áreas de risco, nenhuma

preocupação em tratar os resíduos que são jogados na

represa, represa essa que um dia foi um lindo e

maravilhoso lago.

Aquele!

Dos sonhos imaginados por todos no inicio da aula.

Agora se faz necessário que todos nos adultos, jovens,

crianças para que mudemos nossos hábitos e atitudes

pensando naqueles que ainda não nasceram e merecem um

mundo mais bonito.

Todos ficaram perplexos com a descoberta e disseram

como sempre.

Nossa...

Professor, mas se não fosse assim onde iria morar?

Com um ar de cautela o professor disse:

Moraria em um lugar mais saudável, organizado e que desse

a você uma melhor qualidade de vida.

Mas para que isso ocorresse de fato, necessitaríamos que

os nossos ancestrais tivessem o conhecimento necessário

para entender que devemos conviver com as diferentes

formas de vida isso seria então conviver.

Tem como mudar isso professor?

Sim!...

Nossas atitudes determinam o que somos.

Os jovens e crianças de hoje, tem a incumbência de levar

essa nova forma de pensar e agir para seus pais. Estarão

com base para tomar decisões que minimizem os danos já

causados e recuperem as áreas de risco preservando as

vidas de todos os seres. Respeitando as condições

socioambientais de forma correta e viável.

Nesta aula foi possível observar o tamanho conflito entre

existir e coexistir de forma sustentável interagindo de

forma positiva com o meio em que se vive.

Propuseram então a plantar mais arvores para que os

animais possam viver em seu habitat natural e que as

pessoas valorizem mais as questões ambientais.

Assim foi a primeira abordagem sobre sustentabilidade

para a turma de 6ª série NO CEU-Alvarenga em 2011.




Helio Ramos de Oliveira


Helio

Nenhum comentário:

Postar um comentário