sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Saber & aprender
E quando quem ensina também não sabe?
Isso acontece!
É um grande desafio, buscar a informação, digerir, lapidar e proferir de forma simples aos discentes, pessoas avidas por saber em busca de conhecimento que melhore sua vida.
Uma luz para clarear seus pensamentos em uma busca incansável...
E quando quem ensina não sabe disso?
Sem saber os caminhos não é possível encontrar as saídas.
O que fazer, se nunca foi aprendido e nem ao menos mencionado algo sobre.
Impaciência e insegurança.
Um sentimento de muitos profissionais da educação, que sem um currículo apropriado e uma formação continuada pautada na interdisciplinaridade, deixou a desejar. Esse é o descaso com a educação em nosso país, que produziu uma geração órfã da filosofia, um ingrediente que mudaria em muito esse nosso modelo caótico de educação, que é levado aos trancos e barrancos, um verdadeiro aprenda se puder.
Um bom professor, necessita de tranquilidade para estudar e aprender, assegurar que os caminhos sejam percorridos integralmente de forma segura, para que o processo de reproduzir e ampliar os conhecimentos ocorra com qualidade excepcional.
Isso não ocorreu como deveria.
É notória a ânsia em aprender por parte de todos os professores, querem ser mestres, os mestres querem ser doutores, mas esbaram na insegurança do será?...
O saber, faz parte da personalidade humana, que busca incansavelmente por ele.
Mas para tanto, é necessário que haja uma proposta bem definida, possibilitando percorrer na integra os caminho do saber, esses devem ser percorrido sem atalhos, pois eles escondem os princípios importantes do conhecimento, deixando deficitário o conteúdo aprendido, escondendo bases fundamentais imprescindíveis, para a formação integral, pois servirá como bagagem para afirmações futuras.
Violentamos nossa sociedade, em não dar as devidas condições para a aprendizagem com tranquilidade e respeito.
A confiança em quem ensina é necessária, assim como no que se aprende e na posterior aplicação desses saberes.
Em verdade, podemos dizer que existe uma grande vontade de desenvolver conhecimento, mas para que isso aconteça de fato, necessitamos de um terreno fértil, um solo preparado para que nele floresça o encantamento em saber para ensinar e aprender.
Os professores, merecem ser tratados com respeito e zelo, são eles os principais protagonistas de nossa história como nação.
Quando não souberem!...
Buscarão o conhecimento
Quando não souberem o caminho!...
Traçarão um novo.
Pode acreditar!
Uma luz o mestre sempre ira apontar.

Helio Ramos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário