quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Educação empreendedora

Aula de ciências uma explanação sobre remanufatura de jeans, arte designer em fazer de velhas calças em novas bolsas estilizadas por crianças do ensino fundamental.
Um momento de ensinar e aprender. Tantas ideias que os alunos podem ter, criando a consciência empreendedora na mente avida de saber dessas pessoas.
Muitos confeccionaram suas bolsas, Transadas, cool usando e desfilando suas invenções com orgulho e paixão. Algumas vendas aconteceram obtenção de renda, para um jovem que descobre na arte e na ciência um potencial de trabalho mesmo sendo ainda crianças, produziram com desenvoltura e vontade.
Seguindo a aula, no caderno do aluno encontramos receitas de esfirras e pão de coco, que segundo o mestre também possui um grande potencial para o empreendedorismo quando existe o desejo de fazer.
Foi lido em sala por todos, aprendendo sobre fermento, trigo, fome, formas e valores. Observando as informações um aluno que ouve atentamente, intui essas informações em suas medidas, para que se possa obter renda como havia dito o prof. Helio Ramos e assim o fez!
Diante de uma necessidade, viu na receita de pão de coco uma oportunidade. Pediu os ingredientes para sua mãe e confeccionou o pão de coco que foi vendido transformado em renda. A bolsa que havia confeccionado também entrou no momento de empreender e também se transformou em renda para este menino da sexta série do ensino fundamental.
Assim, Guilherme conseguiu o valor suficiente para fazer um lindo passeio com a turma da escola.
Isso ele me disse, em uma aula de ciências que ele sempre esta presente buscando informações, que sejam economicamente viáveis e ambientalmente correta.
Ele escreveu como isso aconteceu, e eu com uma grande felicidade ouvi calado, a grande investida que ele menino fez. Os olhos de um simples professor marejados de lágrimas, vendo ali em minha frente à realização de uma profecia.
"A arte de ensinar o que se deve aprender para na vida aplicar e as coisas acontecer" Helio Ramos de Oliveira
A alegria do mestre, em ver nos olhos meninos o brilho da conquista em liberdade o empreender educação. Fiquei, bestialmente risonho e orgulhoso. Isso demonstra de fato, o compromisso com a educação de ambas as partes, onde bolsas e esfirras transformaram as aulas de ciências em oportunidade.
Assim fez Guilherme, um menino simples, mas com competência suficiente para protagonizar habilidosamente sua vida em aprender para empreender.

Helio Ramos de Oliveira

Um comentário:

  1. Oi Hélio. Pede pros alunos que fizeram aqueles belos textos digitarem e trazerem pronto (ou quase pronto) pra eu postar no blog. Grata Credelania

    ResponderExcluir