quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entrevista
Um grupo de alunos orientados pela sua professora e
se comprometeram a fazer uma entrevista com um dos
inúmeros professores do CEU-Alvarenga em São Paulo
e escolhe o professor de ciências para que falasse de
sua trajetória até agora.
Então foram até sua sala onde o mesmo estava montando aquários “um sistema lacustre dentro de garrafas”, com a finalidade de representar o funcionamento ecológico da Represa Billings. E assim aconteceu eles marcaram e o professor prontamente foi para ser entrevistado.

Em uma sala onde se encontravam crianças da 4ª série em uma mesa fazendo atividades e que assistiriam ali a entrevista. Eram 6 entrevistadores que tinham em mãos as perguntas e um deles era aluno do escolhido para dar a entrevista que começou com a apresentação de cada um.

Perguntaram sobre sua infância, como era ele na escola se era estudioso, se fazia lição de casa, se sofria gozações de outros, o que gosta de fazer quando esta de férias e se ele gosta de dar aulas.

Todas as perguntas foram respondidas com facilidade, mas no final uma forte emoção toma conta do professor que estava com seus olhos marejados de lágrimas.
Sentiu ele uma felicidade imensa em estar ali, conversando com aquelas crianças que estão iniciando sua vida acadêmica e levando como exemplo as historias de sua infância que foi tão boa e feliz...
Este momento foi único e muito proveitoso para ambos.
De um lado a experiência do outro a busca de
referencia para continuar no caminho. O que ficou foi a proximidade de pessoas que sempre estarão ligadas pela dedicação entre aprender e ensinar com exemplos e atitudes.



Helio Ramos de Oliveira

2 comentários:

  1. Ser professor, é uma escolha que infelizmente nos dias de hoje está se extinguindo, mas felizmente ainda temos profissionais que se dedicam em pró da educação não desistindo, parabéns pela homenagem, isso prova o quanto é competente no que faz.

    ResponderExcluir
  2. Sua entrevista com os alunos foi maravilhosa. Eu que acompanhei todo o processo, desde sua escolha pelo grupo a defesa da escolha, a elaboração das questões que seriam abordadas, o envolvimento do grupo em definir a próxima tarefa, as responsabilidades de cada um...finalizando com sua entrega!
    Nossa tarefa bem sabemos, não é nada fácil, mas naquela linda manhã você nos recordou o fascínio do mundo... ficamos certamente mais ricos interiormente!
    E isso é educar!!
    Parabéns

    ResponderExcluir