sexta-feira, 25 de maio de 2012



E.M.E.F. Profª. Amélia Rodrigues de Oliveira


Jardim vertical em muro de arrimo

 Neste sentido nossa escola pensou e esta desenvolvendo um projeto de educação ambiental denominado: “Jardins de Amélia” que tem por objetivo, a construção de um jardim vertical. A EMEF. Profª Amélia Rodrigues de Oliveira escola na periferia do município de São Paulo divisa com o município de Diadema.

A preocupação maior esta na integração dos indivíduos dentro de uma consciência ambientalmente correta e economicamente viável partindo da mudança de atitudes e praticas pessoais que são as ações principais para que se consiga a pratica eficiente da educação ambiental.

E vislumbrando atender um conceito de escola sustentável também estamos desenvolvendo um projeto de captação de água de chuva para seu reuso na limpeza das áreas comuns do prédio com o objetivo de melhor utilizar a água um recurso tão nobre e necessário para nosso tempo.

Temos associados com os nossos projetos escolares a valorização do todo em sua expressão individual que viabilize o entendimento e possibilite a pratica de forma globalizada que favorecerá as futuras gerações.




“Construir valor social, base de conhecimento, atitude e competência para a conservação do meio ambiente a ser utilizado coletivamente são processos inerentes a educação ambiental. O Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) possui o objetivo de implementar em nível nacional as diretrizes da educação ambiental.”






Prof. Hélio Ramos de Oliveira



Aproveitamento de Águas de Chuva



Vislumbrando atender um conceito de escola sustentável também estamos desenvolvendo um projeto de captação de água de chuva para seu reuso na limpeza das áreas comuns do prédio desta unidade escolar, com o objetivo de melhor utilizar a água um recurso tão nobre e necessário para nosso tempo.

Utilizando um container de plástico de 1000L que servirá como reservatório. Canalizaremos as águas que escorrem do telhado para evitar o desperdício e seu reuso atenda a demanda deste bem comum favorecendo a idéia de economicamente viável e ambientalmente correto um preceito de sustentabilidade.

Metodologia e procedimento

  • Através do subsidio técnico-científico onde o discente aprenderá sobre a importância da água em nosso planeta e conhecendo as razões que motivará a execução deste projeto;
  • Escolher o melhor local para instalação deste sistema;
  • Construir os espaços de onde será instalado o coletor;
  • Colocar as calhas e tubos de coleta;
  • Ligar os tubos de coleta no container de plástico de 1000L;
  • Instalar o distribuidor desta água coletada (torneira e mangueira);
  • Desenvolver nesta comunidade a consciência de como é importante o uso racional do recurso água;
  • Implementar a sustentabilidade como uma consciência norteadora para as tomadas de decisão nesta unidade escolar

  
PUBLICO ALVO

  • Alunos do ensino fundamental I e II
  • Comunidade do entorno que sempre se faz presente nesta unidade escolar

CONCLUSÃO:

  • Fazer do exemplo uma pratica constante no processo de ensino e aprendizagem
  • Trabalhar as habilidades e suas competências favorecendo a mudança de atitude e praticas sociais
  • Desenvolver o conceito de sustentabilidade em sua plenitude

Acreditamos que este projeto tenha um excelente desempenho em mostrar através do exemplo que é possível fazer muito com uma idéia tão simples e de custo irrisório.

Temos associados em nossos projetos escolares a valorização do todo em sua expressão individual que viabilize o entendimento e possibilite a pratica de forma globalizada que favorecerá as futuras gerações.




Prof. Helio Ramos de Oliveira
Biólogo - CRbio. 20779
Pós-graduado em Direito Ambiental

quarta-feira, 23 de maio de 2012




ANECONDES DE CARA NOVA

Um projeto inovador baseado na constituição federal de 1988, nos termos dos artigos 205 e 225, que define a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA- lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Uma base para definir políticas públicas que viabilize a sustentabilidade através do ensino amplo em todos os seguimentos sociais.
Nossa escola "EE Anecondes Alves Ferreira", tem como objetivo, inovar os ambientes de aprender, o que motivou ainda mais o protagonismo juvenil, nossos alunos se comprometem em buscar soluções para a melhoria continua de forma agradável em um convívio mutuo.
Em parceria com todos os setores da escola temos a missão de plantar ao longo do ano 200 árvores e montar um belo jardim.
Acreditamos que no dia 05/06/2012 (Dia Mundial do Meio Ambiente) e abertura da Rio + 20, estaremos com nossa missão cumprida. Agradecemos sempre a comunidade escolar que de forma direta e indireta teve sua participação em dar ao mundo mais vida e beleza.
“Acreditamos que as mudanças acontecem quando do exemplo se faz a verdade.” Helio Ramos de Oliveira.
Neste ano nosso exemplo de solidariedade e sustentabilidade é o maior legado que podemos deixar para o presente e futuras gerações.

Prof. Hélio Ramos de Oliveira

quarta-feira, 28 de março de 2012



Realizar o sonho sonhado por tantos é necessário que muitos sonhem juntos em todo tempo de sua vida.
Acordar que em sonho tudo se realiza e todas as pessoas são felizes, nascemos com o sabor da felicidade e buscamos sempre esse sabor.
Deixamos para traz nossos sonhos, quando inutilmente passamos a dar valor a coisas mundanas que em nada nos acrescentam, para que atinjamos nossa real condição de felicidade. Para tanto, vejo a falta de desejo em sonhar, algo que é próprio da condição humana e crucial para a manutenção da vida no planeta se desfazer com a sombria condição de desprazer pelas coisas e pelas formas de vida.
Desenvolver as práticas de bem viver, apregoando os princípios da educação ambiental como escopo de um projeto de sonhos como se fez na nossa constituição federal que prevê “Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) - Lei 9.795/99”, que tem como primazia, educar as futuras gerações para um sonho sonhado por muitos e assim capaz de realizar para o sempre.

A prática formal que deve ser, a de acreditar sempre nas possibilidades reais de valorizar as condições naturais e sua condição de suportar a presença humana no planeta. Acredito que a falta de motivação e desejo faz das pessoas mais resistentes as mudanças que fazem parte de uma nova ordem mundial que deve ser acrescida do desejo “tesão” pelo que se faz desde o acordar com um compromisso de contaminar mais e mais pessoas dentro de uma consciência ecologicamente correta e economicamente viável. Esse espírito que deve ser difundido e cobrado por todos que devem se posicionar abertamente sem que haja entremeios que desvirtuem os caminhos justos e límpidos no olhar de um desenvolvimento sustentável real.

 

Helio Ramos de Oliveira

Biólogo e Professor

SP-Br

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


ACREDITO NA ARTE DE EDUCAR PELO EXEMPLO, DEMONSTRAR O GRANDE AMOR QUE SINTO EM SABER E PASSAR A DIANTE EM FORMA DE CIÊNCIA.
O CONHECIMENTO DEVE ESTAR SEMPRE ABRAÇADO PELO SORRISO, ESTE QUE É A CHAVE PARA TODAS AS PORTAS.
ASSIM, FOI AS MINHAS AULAS AQUI NO CEU. UM AMBIENTE TÃO PROMISSOR ONDE FIZ A SEMEADURA DE MEUS CONHECIMENTOS JUNTO A MEUS ALUNOS QUE SEMPRE ESTIVERAM EM SINTONIA COMIGO.
A JUVENTUDE POSSUI UMA INCRÍVEL FORÇA REALIZADORA QUE NECESSITA SER NORTEADA NO CAMINHO DO BEM.
BUSQUEI EM MINHA AULAS ESTAR NATURALMENTE CONVERSANDO SOBRE CONHECIMENTO, SABEDORIA APLICADA NO COTIDIANO TRAZENDO DAS PAGINAS DE UM LIVRO PARA O MUNDO REAL E INDO AO IMAGINÁRIO BUSCAR O SONHO E ASSIM SE COMPROMETENDO COM O FUTURO...
FOI FEITO COM VARIAS MÃOS E PENSAMENTOS
COM CUIDADO MAS SEMPRE COM INTENSIDADE PARA ENVOLVER A ENERGIA EMANADA DE CADA UM.
SE FEZ ASSIM... OS NOSSOS PROJETOS QUE PARECIAM SE REALIZAR SEM QUERER.
EM MEU DISCURSO DIZIA QUE SÓ SERIA POSSÍVEL SE QUISESSEMOS JUNTOS E QUANDO TUDO FICAVA PRONTO O ESPANTO!
A REALIZAÇÃO 
É POSSÍVEL!
QUANDO MUITO SE QUER COM A VERDADE DE CONSEGUIR ERRAR... APRENDER... SORRIR... ESBRAVEJAR... 
TODOS SOMOS CRIANÇAS MIMADAS QUERENDO SER VISTA QUERENDO ATENÇÃO OLHE SEMPRE PARA O MUNDO ELE VAI VER VOCÊ DE ONDE VOCÊ ESTIVER.
 AGRADEÇO AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, QUE EM SUA SIMPLICIDADE ME FEZ COMO SOU, COLOCOU EM MEU CAMINHO ESSAS MENTES TÃO AVIDAS DE SABER E DOÇURA MEU QUERIDOS ALUNOS QUE JUNTOS BRIGAMOS, SORRIMOS E REALIZAMOS.
SE DER ERRADO!
FOI CULPA MINHA
SE FICAR BOM!
MÉRITO DE VOCÊS


Helio Ramos de Oliveira

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Mandinga para conseguir aumento salarial por mérito no
estado de São Paulo



Segure um pote de sal na mão esquerda* jogue três
punhadinhos nas costas em seguida de três pulinhos
gritando São Paulinho... São Paulinho... Preciso de um
aumentozinho.

Em seguida inscreva-se no site da vunesp e vai fazer sua
prova no dia e data marcada não se desespere você já esta
protegida é só ter fé...

Com certeza você ira passar e então espere ser escolhida
entre 06 bilhões de pessoas, mas se isso acontecer em
2012 será 07 bilhões, mas tudo bem você passou e então
se seu nome sair publicado no D.O mesmo que tenha se
passado 35 anos você ira receber todo o valor retroativo e
seu mérito será estar vivo para receber sua bolada e
dividir com o Leão do imposto de renda.

A mandinga funciona pode acreditar

O problema maior, é entender como funciona a vontade do
estado em te pagar.

Ah!...

Quem receber o aumento não recebera nunca mais os vales
coxinha, pois professor não almoça, ele se alimenta. Sendo
assim é melhor garantir as coxinhas pelo menos estará
usufruindo deste beneficio.

Pense bem... É melhor a coxinha ela já é um mérito seu...

Obs:* se for coto pode ser na mão direita



Helio Ramos de Oliveira

Quem faz o que, quando, como e onde?

É pratica comum na educação pública, a criação de novos
cargos que se fossem entendidos seria de grande
relevância para a melhoria dos ritos acadêmicos diminuindo
a carga de trabalho que sempre obstrui o bom rendimento
da escola como um todo.
São notórios os conflitos de competências dentro do
ambiente escolar no momento das tomadas de decisões
iniciando um jogo de empurra que incidirá diretamente no
rendimento escolar do aluno que em momento algum foi o
objeto principal.
É preciso que as competências e habilidades das pessoas
que ocupam esses cargos estejam coadunando com seu
perfil profissional para que de fato as coisas aconteçam
como foi pensado.
Unidade escolar – EU, significa um plano de metas
unificado e ações diferenciadas por cada grupo de
interesse, realidades  objetivando uma melhoria global e
continuada buscando a qualidade da educação proposta
onde o aluno tenha um bom rendimento escolar.
Para tanto, todos na escola precisamos ser protagonistas e
criar as condições necessárias para que o ambiente se
harmonize e os resultados apareçam de forma satisfatória
para todos os atores e atrizes dessa montagem.
No mundo de hoje, a busca por parcerias é real, acredito
nelas para que fique bem claro que é possível mudar a
forma de ver e entender a educação nesse momento tão
singular em que vivemos com tanta informação e pouco
traquejo no manipular e transformar tudo isso em
oportunidades para atingir novos objetivos para os
contemporâneos deste singular momento.
Os papéis desses novos cargos precisam estar interligados,
bem esclarecidos para que juntos cada um em seu espaço
otimizem e aperfeiçoem no que tange mobilizar a escola em
um só objetivo dentro de um plano de metas.
               “Amar não é olhar um para o outro,é olhar

juntos na mesma direção.”
Antoine de Saint-Exupéry
1.   Coordenação?...
Coordenação: s. f. Disposição metódica que estabelece relação recíproca ou sucessiva entre coisas em que ela se exerce.
O que significa isso?
Coordenar – Conjugar:
v. tr.
1. Reunir ou dispor com coordenação.
2. Arranjar, organizar.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
2.    Gestão?...
Gerência:
s. f.
1. Ato de gerir. = GERENCIAMENTO
2. Funções de gerente.
3. Administração.
Administração:
s. f.
1. Gerência de negócios próprios, alheios ou políticos.
2. Casa onde se exerce a administração.
3. As pessoas que administram.
4. Exercício.
5. Ação de conferir.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
O que é isso?...
Gerir; administrar – Conjugar:
v. tr.
1. Exercer a administração de.
2. Dirigir superiormente.
3. Subministrar, conferir.
4. Ministrar, aplicar.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
 
Mediar?...
Mediar – Conjugar:
v. tr.
1. Dividir ao meio.
2. Intervir acerca de.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
O que é isso?
v. intr.
3. Ficar no meio.
4. Passar-se (entre dois fatos ou duas épocas). Intervir, interceder. http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
Só podemos mudar, quando acreditamos que é possível, isso
deve estar bem claro dentro de cada um. Mudar nossas
atitudes, para mudar nosso modo de vida.



Helio Ramos de Oliveira