Substituição - Minha pratica em sala
de aula 13/03/14
Hoje, em aulas de substituição da disciplina de português,
trabalhei com valores, protagonismo e empreendedorismo, ao conversar com alunos
do ensino fundamental II, do 6º ao 8º ano sobre suas peripécias.
Começamos pelo significado da palavra, “peripécia = s.f.
Circunstância ocasional que intercorre inesperadamente em alguma situação;
incidente; episódio; aventura.” http://www.dicio.com.br/peripecia/
Falamos de como um livro acontece, da diversidade de ideias
que existem em cada fazendo parte do livro de sua vida, propus que deveríamos escrever
nossas histórias a partir da leitura que cada um faz do mundo em que vive. Muitos
sorrisos se formaram, quando algumas histórias foram contadas, começando pelas
minhas “de quando menino dormia no galho de uma goiabeira, observando as nuvens,
sonhando... correndo o risco de cair do galho e me arrebentar no chão”.
Diversas histórias foram relatadas e experiências divididas,
orientando para que escrevessem em seu caderno de produção de textos resgatando
suas historias escrevendo e dando vida a cada letra.
Estaremos preparados para desafios de literatura,
participaremos de concurso de escrita com nossos textos seremos empreendedores
de nossa criação que é espontânea e sempre será incompleta.
Terminamos a aula com sorrisos de encantamento, alguns
disseram que iria escrever um livro com suas histórias, percebi que nestas
aulas uma semente caiu em solo fértil, à leitura e a escrita, de vidas que
iniciam avidas por saber, sem saber como saber mais.
A educação anda confusa com os desmandos políticos que
despreza por completo a criação de um clima favorável para que a violência, o
desrespeito diminua criando um ambiente que possibilite um bom desempenho
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário