quinta-feira, 13 de março de 2014


Substituição - Minha pratica em sala de aula                               13/03/14

Hoje, em aulas de substituição da disciplina de português, trabalhei com valores, protagonismo e empreendedorismo, ao conversar com alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 8º ano sobre suas peripécias.
Começamos pelo significado da palavra, “peripécia = s.f. Circunstância ocasional que intercorre inesperadamente em alguma situação; incidente; episódio; aventura.” http://www.dicio.com.br/peripecia/
Falamos de como um livro acontece, da diversidade de ideias que existem em cada fazendo parte do livro de sua vida, propus que deveríamos escrever nossas histórias a partir da leitura que cada um faz do mundo em que vive. Muitos sorrisos se formaram, quando algumas histórias foram contadas, começando pelas minhas “de quando menino dormia no galho de uma goiabeira, observando as nuvens, sonhando... correndo o risco de cair do galho e me arrebentar no chão”.
Diversas histórias foram relatadas e experiências divididas, orientando para que escrevessem em seu caderno de produção de textos resgatando suas historias escrevendo e dando vida a cada letra.
Estaremos preparados para desafios de literatura, participaremos de concurso de escrita com nossos textos seremos empreendedores de nossa criação que é espontânea e sempre será incompleta.
Terminamos a aula com sorrisos de encantamento, alguns disseram que iria escrever um livro com suas histórias, percebi que nestas aulas uma semente caiu em solo fértil, à leitura e a escrita, de vidas que iniciam avidas por saber, sem saber como saber mais.

A educação anda confusa com os desmandos políticos que despreza por completo a criação de um clima favorável para que a violência, o desrespeito diminua criando um ambiente que possibilite um bom desempenho escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário