Escolas
particulares de São Paulo se renovam e tentam conectar currículos ao cotidiano.
Aulas de educação financeira, inteligência emocional e empreendedorismo são
ministradas ainda na pré-escola. Veja mais em: http://oesta.do/1mQ0jLM
Foto:
Rafael Arbex/ Estadão
Lembro
quando comecei a lecionar para o ensino médio isso em 1995, no Colégio São Bernardo
e lá tínhamos projetos de empreendedorismo, feiras tecnológicas, feira de
profissões e tantos outros incentivos aos alunos e no mesmo período também fui
professor de escola pública estadual pude perceber que nada acontecia de
motivador nem para alunos nem para professores e solitariamente comecei meus
projetos com alunos motivando e construindo um novo pensar na educação tanto
minha como de meus alunos.
Ouvi
varias criticas e fui muito desacreditado em meu estilo de ensinar na escola
pública mais por outro lado recebi apoio da escola particular o que me fazia
acreditar sempre mesmo eu tendo falhas com registros o acontecer em sala de
aula e o comprometimento dos alunos da escola particular e seus familiares que
participavam de forma criativa e critica me proporcionou levar em frente meus
projetos de ensinar de forma contemporânea.
Hoje,
tenho 23 anos trabalhando com educação desde o ensino superior, ensino médio e o
ensino fundamental II a qual tenho gosto em ensinar por haver um
comprometimento surpreendente em querer aprender cada vez mais.
Atualmente
trabalho com ensino fundamental II e ensino médio em escola pública “estadual e
municipal”, um trabalho isolado acontece sem que os ensinamentos tenham propósitos
para os alunos que não veem a luz no fim do túnel da educação politizada e
imposta sem que haja uma leitura de mundo. A escola publica, são cegas, mudas e
surdas, não se comprometendo por conta das conjunturas politicas, que em seus
mandos e desmandos possibilita uma instabilidade educacional que desestimula a
complementação dos trabalhos realizados, matando o interesse de todos os entes
da unidade escolar.
Na
atualidade o que se pensa em escolas e cumprir com as demandas da sociedade e
nessa demanda não esta o aprimoramento das instituições haja vista as condições
deploráveis prédios que apenas abriga crianças, jovens e adultos, sem que haja
nenhum comprometimento em educar de forma contemporânea e causando um mau - estar
entre sociedade e profissionais da educação que diferente de outros
profissionais lutam pela dignidade de trabalhar em condições mínimas de
direito.
Escolas
são feitas de qualquer forma sem que haja um estudo digno respeitando as normas
da OMS – organização mundial de saúde, as fiscalizações em escolas particulares
são constantes e punitivas ao passo que nas instituições públicas são inexistentes
por estarem sobre efeito da mesma politica de demandas e que nunca poderão
geral uma punição, pois esta estará atrelada a votos para o próximo mandato.
Como
implantar uma consciência de desenvolvimento humano sem que haja um exemplo de
façam às crianças e os jovens acreditar que é possível.
Inovação!
Por
isso a educação particular se sobressai.
Estagnação!
Por isso
as escolas públicas não cumprem sua função social
A politiques
atrapalha as inovações adoecendo professores e alunos.
Este
é um custo alto de nossa sociedade e um lucro fácil para as escolas
particulares que pensam e fazem educação.
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