PRATICANDO A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS
DA INFORMAÇÃO
UTILIZAÇÃO DE “SMARTPHONE NA SALA DE
AULA”.
CONECTANDO AS REDES DO CONHECIMENTO
Se tu o desejas, podes voar, só tens
de confiar muito em ti.
Steve Jobs
CEU-EMEF – Alvarenga, segundo semestre do ano letivo de 2013,
turmas do ensino fundamental 8º e 9º ano na disciplina de ciências, após um
semestre onde poucos entregaram suas atividades escritas, tomamos a decisão de
utilizar os “smartphones” tão populares em sala de aula como ferramenta para a
pesquisa e a pratica de ciências.
A proposta consiste em fotografar as paginas do livro,
utilizar o editor de texto, produzir vídeos sobre os experimentos, ensaios
entre outros, utilizar as imagens obtidas no cotidiano como aplicação dos
conhecimentos científicos, perceber que as tecnologias possibilitam encurtar o
caminho da aprendizagem de forma interativa e em loco.
Pensar
globalmente atuar localmente
John Lennon
T.I = Tecnologia da informação, esta é a ferramenta utilizada
para tornar as aulas mais interessantes e contemporâneas, incluir essa
tecnologia nas aulas com os recursos dos próprios alunos, foi um grande desafio
que valeu apena ao ver o resultado obtido, em percentual de entrega dos
trabalhos, integração dos indivíduos, coletividade, inclusão de possibilidades,
intervenções feitas, aprendizagem dos recursos possíveis, entendimento das explicações
por diversas formas do pensar e isso foi integralmente absorvido e entendido. Criar
um ambiente de soluções intervencionista, uma rede de informações que existe e
deve ser utilizada a favor da humanidade.
Os trabalhos de inúmeras formas de apresentação, em suas
formatações, grupos compartilhamento, individual, comentado, postado em blog e
redes sociais, auxiliam no fortalecimento da autoestima de todos os entes envolvidos
de forma direta ou indireta, promovendo a inclusão de todos neste ambiente que
sabendo utilizar em favor da educação facilita as relações em sala de aula.
Na mostra cultural no CEU-EMEF – Alvarenga, foi notório o
interesse pelo assunto, havia na sala notebooks em mesas duplas, com um aluno
para cada mesa, onde foi possível explicar para os interessados como foi à
proposta e também como foi utilizado os “smartphones”, foi compensador ver a
quantidade de pessoas que passaram de mesa em mesa perguntando e assistindo na
integra as apresentações. Criou uma certeza para os alunos que expuseram seus
trabalhos e inovaram trazendo um “Playstation 2”, que também pode ser utilizado
para as aulas, isso foi inovador para a proposta.
"Você pode encarar um
erro como uma besteira a ser
esquecida, ou
como um resultado que aponta uma
nova
direção".
Steve Jobs
Acredito que esta pratica foi muito favorável, para
desenvolver e praticar ciência, dentro de um ambiente que favorece o pensar,
agir, intervir, incluir e formar um indivíduo crítico e autônomo.
Agradeço a todos os alunos, seus familiares e o grupo de
professores que auxiliaram no desenvolver desta proposta e a gestão que sempre
deu apoio às ideias deste professor.
Por vezes
sentimos que aquilo que fazemos não é senão
uma gota de
água no mar.
Mas o mar seria menor se
lhe faltasse uma gota.
Madre Teresa
de Calcuta
Prof. Hélio Ramos de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário