sábado, 16 de novembro de 2013



PRATICANDO A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
UTILIZAÇÃO DE “SMARTPHONE NA SALA DE AULA”.
CONECTANDO AS REDES DO CONHECIMENTO


Se tu o desejas, podes voar, só tens de confiar muito em ti.
Steve Jobs

CEU-EMEF – Alvarenga, segundo semestre do ano letivo de 2013, turmas do ensino fundamental 8º e 9º ano na disciplina de ciências, após um semestre onde poucos entregaram suas atividades escritas, tomamos a decisão de utilizar os “smartphones” tão populares em sala de aula como ferramenta para a pesquisa e a pratica de ciências.
A proposta consiste em fotografar as paginas do livro, utilizar o editor de texto, produzir vídeos sobre os experimentos, ensaios entre outros, utilizar as imagens obtidas no cotidiano como aplicação dos conhecimentos científicos, perceber que as tecnologias possibilitam encurtar o caminho da aprendizagem de forma interativa e em loco.

Pensar globalmente atuar localmente
John Lennon

T.I = Tecnologia da informação, esta é a ferramenta utilizada para tornar as aulas mais interessantes e contemporâneas, incluir essa tecnologia nas aulas com os recursos dos próprios alunos, foi um grande desafio que valeu apena ao ver o resultado obtido, em percentual de entrega dos trabalhos, integração dos indivíduos, coletividade, inclusão de possibilidades, intervenções feitas, aprendizagem dos recursos possíveis, entendimento das explicações por diversas formas do pensar e isso foi integralmente absorvido e entendido. Criar um ambiente de soluções intervencionista, uma rede de informações que existe e deve ser utilizada a favor da humanidade.

Os trabalhos de inúmeras formas de apresentação, em suas formatações, grupos compartilhamento, individual, comentado, postado em blog e redes sociais, auxiliam no fortalecimento da autoestima de todos os entes envolvidos de forma direta ou indireta, promovendo a inclusão de todos neste ambiente que sabendo utilizar em favor da educação facilita as relações em sala de aula.

Na mostra cultural no CEU-EMEF – Alvarenga, foi notório o interesse pelo assunto, havia na sala notebooks em mesas duplas, com um aluno para cada mesa, onde foi possível explicar para os interessados como foi à proposta e também como foi utilizado os “smartphones”, foi compensador ver a quantidade de pessoas que passaram de mesa em mesa perguntando e assistindo na integra as apresentações. Criou uma certeza para os alunos que expuseram seus trabalhos e inovaram trazendo um “Playstation 2”, que também pode ser utilizado para as aulas, isso foi inovador para a proposta.

                  "Você pode encarar um erro como uma besteira a ser 
esquecida, ou como um resultado que aponta uma
                                                        nova direção".
Steve Jobs

Acredito que esta pratica foi muito favorável, para desenvolver e praticar ciência, dentro de um ambiente que favorece o pensar, agir, intervir, incluir e formar um indivíduo crítico e autônomo.
Agradeço a todos os alunos, seus familiares e o grupo de professores que auxiliaram no desenvolver desta proposta e a gestão que sempre deu apoio às ideias deste professor.



Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão
                                               uma gota de água no mar.
                                  Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Madre Teresa de Calcuta



Prof. Hélio Ramos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário