domingo, 12 de junho de 2011


Eu gostaria de ter recebido um bônus, estaria feliz e muito realizado. Acreditaria que a educação esta no caminho certo.
Queria eu, ter sido bonificado!
Com o respeito dos pais e alunos quanto ao meu trabalho e que os mesmos estivessem frequentemente na escola dividindo as responsabilidades.
Saber que meu local de trabalho é único e minha dedicação ao oficio que escolhi é nobre e essencial. Estaria contente em ter um objetivo claro, traçar metas e poder alcança-las, como todos os outros profissionais de outras áreas.
Sabe!
Assistir na TV um CASE de sucesso na área de educação e me enquadrar, sentir-me parte de tudo isso, ler Perrenoud, Vigotsky entre outros. Sem imaginar que isso não faz parte do meu mundo real.
Nossa como eu queria!
É...
Não recebi o bônus, pois minha escola não atingiu as metas do IDESP (METAS eu não consigo atingir!)
Por quê?...
Faço tantas coisas além de ministrar minhas aulas e não consigo atingir as metas pré-estabelecidas, mais mesmo assim venho com orgulho me posicionar frente aos alunos para dizer-lhes que é possível alcançar os objetivos traçados por eles mesmos.
Alcançar os objetivos individuais...
Muitos nem tiveram a chance de ter uma única oportunidade foram tratados com tanto descaso, sem a presença dos pais que estavam ocupados ou até ausentes, de seus professores que estiveram afastados por doenças psicossomáticas ou pelo fato de estarem desmotivados e ainda por apenas ocupar o cargo sem nenhum compromisso, sem prestigio, sem oportunidade de melhorias, sem as mínimas condições de atender as necessidades da sociedade.
Muitos professores estão debilitados e impossibilitados de recorrer ao médico.
Os gestores entenderam que a ausência médica é uma forma de abandonar a sala de aula.
Pergunta.
O que pode fazer um professor doente em sala de aula?
Como é possível, isso ser verdade quando o ofício de professor é escolhido com tanto amor e dedicação.
O aluno que opta pela licenciatura sempre imagina-se com o poder  ”Queremos mudar o mundo e tornar melhor as pessoas e o mundo em que vivemos” eles tem esse poder mais ao longo dos anos foram tirados com os desmandos e descaso com esse profissional tão necessário e o mais punido entre todos.
Hoje nas escolas, tudo acontece é um território onde as leis se misturam com a impunidade, desrespeito e ilícitos se tornam tão normais que sempre a própria justiça, que é cega e deveria enxergar no escuro toma partido de um colocando uma instituição em colapso.
Magistrados, magistério ensina e avalia.
Um conflito ou simplesmente dubiedade?

Helio Ramos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário