segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


Segurança da água em eventos de massa (escolas)

Os riscos patogênicos da falta de ÁGUA na ESCOLA

Sobre a ótica da vigilância da água para consumo humano e eventos de massa no ESP (escolas)

Do ponto de vista da saúde, os eventos de massa potencializam:

·        a circulação de agentes patogênicos; conferem magnitude e transcendência às questões sanitárias;
·        elevam a demanda e expõem vulnerabilidades de infraestruturas, sistemas e serviços;
·        aumentam o potencial de colapso ou alteram a qualidade dos serviços de saneamento e incrementam ameaças à segurança sanitária.

A vigilância de fatores ambientais de risco à saúde associados aos eventos de massa no ESP, enfocando o caso da água para consumo humano e a garantia do seu acesso e consumo seguro.

Do ponto de vista da saúde, os eventos de massa potencializam a circulação de agentes patogênicos; conferem magnitude e transcendência às questões sanitárias; elevam a demanda e expõem vulnerabilidades de infraestruturas, sistemas e serviços; aumentam o potencial de colapso ou alteram a qualidade dos serviços de saneamento e incrementam ameaças à segurança sanitária.

Eventos de massa e riscos sanitários

Para que o princípio da harmonia ou da não imposição dos interesses comerciais sobre as demandas sociais prevaleça é importante que a e alterações dos padrões de potabilidade do produto fomentam riscos de doenças para amplos contingentes populacionais, implicando magnitude e transcendência aos eventos epidemiológicos.

Produto de consumo universal, a água em quantidade e qualidade adequada é fator imprescindível para a manutenção da saúde da e alterações dos padrões de potabilidade da água fomentam riscos de doenças para a sociedade como um todo em amplos contingentes populacionais, implicando a escola com magnitude e transcendência por ser as aulas consideradas eventos com potencial epidemiológicos.

É obrigação do gestor público, dar condições básicas de saúde para toda a comunidade escolar ocorrendo em gravíssima infração colocar em risco a saúde da vida humana.

Direito à saúde / CFB

É um direito social que todos têm de forma individual ou coletiva. Visa promover, proteger e recuperar o bem-estar físico, mental e social da pessoa. É um serviço público a ser ofertado pelo Estado, por meio de ações sociais e/ou econômicas que devem ser, em primeiro lugar, voltadas à prevenção.


Prof. Hélio Ramos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário