sábado, 21 de fevereiro de 2015


ESCOLA
PENSE GLOBALMENTE ATUE LOCALMENTE
"Mas é preciso ter força,
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre"
Trecho da musica Maria Maria - Milton Nascimento

Muitas ideias que poderiam fazer a diferença são minimizadas por pura falta de conhecimento ou incapacidade. Existe um pensamento de um coletivo que sempre procura transformar a escola em um minimo de ações, para que os objetivos sejam alcançados e assim podem ser palpáveis, mensurados ou coisa assim.
Por que?
A escola em sua verdade existencial é o caminho para que as ideias se dissipem para a sociedade que espera dela soluções em todas as suas faculdades, é simplista discutir o que vai ser feito pelos entes sem que o mestre não se posicione de forma global, o conhecimento é a ferramenta do mestre e a luz de seus discípulos.
As discussões merecem acontecer para aguçar e até mesmo desafiar a astucia, vive-se o estado minimo do conhecimento e isso é monótono tornando a escola sem luz. Professores com tantas potencialidades a serem desenvolvidas se anulam por não acreditar e ser desacreditado. 
vivemos em um mundo repleto de conhecimento e recursos tecnológicos que são execrados, pelo simples fato de não se ter o domínio e muito menos interesse em aprender por parte de alguns, as artes se apresentam em uma censura ou falta de conhecimento, falta conhecimento para que as ações aconteçam. estamos a cada dia anulando o papel da escola,
Ficar assustado com a interpelação de um menino que quer saber sobre mitocôndria estando ele com 10 anos pode ser assustador, mas é o assunto pelo qual ele tem curiosidade, sua necessidade em ser atendida, a verdade é que colocamos obstáculos para minimizar o conhecimento e tronar mais simples ou até fácil.
Segregar o conhecimento é muito mais fácil e simplista.
A escola deve ser um oásis para dessedentação dos prazeres em saber, os mestres sempre avido em discursar, divagar, confabular... 
Ser objetivo ao ser um compendio de conhecimento que edifica uma razão possível de ser provada, discutida, entendida, aguçada, desacreditada levando ao pensar...
Estamos em um estado minimo de conhecimento e sabedorias esta é a escola, onde ficar diante de uma criança com habilidades desconhecidas para seus mestres a tornam reféns do mórbido e da antiquada escola com paredes que limitam e faz do sofrimento seu legado.
É preciso voltarmos a Grécia antiga para renovar nossos entendimentos ao mesmo tempo que temos que ser contemporâneos, experimentar e saborear as inovações que esta nova geração pode proporcionar, compartilhar em um mesmo loco os saberes e entendimentos é incluir-se e ser incluído em sua totalidade, ser arte, ciência, filosofia, saberes que devem ser provados sem medo ou modéstia, pois faz do erro a proposta do acerto e das convicções as incertezas que inspiram em desafiar-se propondo sua verdade e assim acontecer.


Prof. Hélio Ramos de Oliveira

UMA IDEIA É SEMPRE UMA LUZ

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130813_lampada_garrafa_gm?ocid=wspor_bra_smc_facebook_ed_fe_Garrafa_ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário