SISTEMA
LACUSTRE
A
limnologia (do grego, limne - lago, e logos - estudo) é a ciência que estuda as
águas interiores, independentemente de suas origens, estudadas pela hidrografia,
mas verificando as dimensões e concentração de sais, em relação aos fluxos de
matéria e energia e as suas comunidades bióticas. A origem da limnologia
normalmente reporta-se ao final do século XIX, quando François Alphonse Forel
iniciou os seus estudos no lago Léman (lago de Genebra, Suíça). Muito embora a
limnologia tenha sido originalmente desenvolvida com o objetivo de estudar os
ambientes lacustres (lagos), na realidade, os ambientes estudados abrangem
todos os tipos de águas interiores: lagos, lagoas, reservatórios, rios, açudes,
represas, riachos, brejos, áreas inundáveis, águas subterrâneas, coleções de
água temporárias, nascentes e fitotelmos.
A
compartimentação das áreas do conhecimento limnológico levou à criação das
linhas de pesquisa relacionadas aos estudos das formas (isto é a extensão e
profundidade) do ambiente lacustre, aos aspectos abióticos da coluna de água,
como as propriedades dinâmicas da disponibilidade de luz, estratificação
térmica e química, além das características do sedimento.
Quanto
aos aspectos bióticos, às diversas linhas de pesquisa podem ser resumidas em
estudos do bacterioplâncton, fitoplâncton, zooplâncton, bentos, nécton,
macrófitas aquáticas e perifíton.
Os
métodos utilizados nos estudos limnológicos são semelhantes aos métodos
utilizados nos estudos oceanográficos, o que faz com que a limnologia seja
considerada uma ciência irmã da oceanografia. Em casos em que a massa de água
doce suporte uma pescaria, estes estudos fornecem informações importantes para
as ciências pesqueiras.
Este
projeto foi realizado no C.E.U – E.M.E.F. Alvarenga na prefeitura de São Paulo
no ano de 2011, uma iniciativa que partiu dos alunos para que montássemos um aquário
na sala de ciências e assim montamos um “sistema lacustre”, sem utilização de
bomba ou qualquer outro mecanismo para oxigenação da água, foi totalmente
natural pois a sala possuía boa iluminação, foi feito uma base com terra, areia
e pedriscos naturais, plantamos “Elodeas”- planta aquática com a finalidade de
produzir oxigênio através do processo de fotossíntese, passado uma quarentena
colocamos os peixes: 05 paulistinha; 03 espadinhas e 02 caramujos.
Iniciamos
os estudos através do controle do fornecimento do alimento para que não
acumulasse. Os alunos controlavam a temperatura, a condição de transparência da
água e através destes estudos, resolveu-se montar o sistema em uma caixa de plástico,
fora da sala de aula, pois a represa Billings, nossa vizinha é um sistema
lacustre. Nossos estudos levaram-nos ao entendimento de que é necessário, mostrar
as pessoas que moram nesta região, uma replica da Billings, para que elas
entendam a sua influencia na saúde deste sistema.
Este
é nosso sistema lacustre, uma replica de como funciona a represa Billings, o
maior reservatório artificial de água doce para dessedentação humana do planeta.
Hélio
Ramos de Oliveira
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