Minha pratica – Protagonismo Juvenil VS
Escola arcaica
Ensino Médio
Hoje, estiveram em uma orientação técnica alguns
professores de Biologia na DRE – Diadema.
“Revisando o currículo de biologia com ênfase
no protagonismo juvenil. e apresentação da plataforma do currículo como recurso
pedagógico.”
Foi de grande valia as orientações dadas pelos
Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico – PCNPs assistimos dois vídeos que
revigoraram o prazer de exercer a função de professor ao saber que na essência estamos
no caminho certo, os recursos existentes no mundo também contemplam nossos
anseios de formadores de uma sociedade apta e capacitada no conhecimento desta ciência
“Biologia”.
No entanto, sempre estamos de frente a um
gigantesco obstáculo chamado “escola”. E escola, não tem capacidade para sua inovação
devido ao engessamento que é imposto aos seus gestores.
A Proposta Curricular adotada pela Secretaria
da Educação do estado de São Paulo foi elaborada para uma escola que não existe
fisicamente, pois a escola que temos foi construída apenas para abrigar pessoas.
Os prédios que abrigam a escola, não foram pensadas
para atender os pré-requisitos de uma ESCOLA, que é um ambiente de formação do
cidadão, elas simplesmente foram construídas.
O currículo que vislumbra os protagonismos e
a aprendizagem em espiral não tem espaço para germinar nas escolas que temos em
sua grande maioria, este é um gigantesco obstáculo que estagna o aperfeiçoamento
dos espaços escolares e consequentemente o desenvolvimento profissional dos
professores da área de biologia.
É esperado o desenvolvimento das competências
e habilidades em um mundo globalizado, nossa escola arcaica, envelhecida e caquética
onde ainda se risca pedras em um quadro.
Colocamos nossa juventude como refém da falta
de perspectivas de melhorias da escola, que sabemos que não vão acontecer enquanto
houver este pensamento retrogrado que a politica faz da educação.
Ficamos felizes quando conseguimos
desenvolver um ínfimo ensaio: Colocar água oxigenada em um pedaço de fígado e
ver o que ocorre.
Ao chegar à escola e saber que planejar a
aula é mentir pra si mesmo, pois a conquista deste professor acontecerá por seu
querer, não pelas condições favoráveis da escola em si.
Receber informações de utilização das novas
tecnologias de informação como aliadas ao aprender que vem junto com a
realidade de os computadores do “ACESSA SP” nunca funcionam ou são
insuficientes e as escolas não investem em lousas digitais que facilitaria o
entendimento do mundo contemporâneo que tem pressa e necessita de indivíduos hábeis
para utilizar a favor do desenvolvimento humano.
Como podemos desenvolver protagonismo juvenil
se estamos na era da pedra lascada “GIZ”.
A falta de autonomia faz da escola, apenas um
abrigo para nossos jovens e uma masmorra para os professores, que adoecem por
ter a sensação de estarem sempre amarrados.
A escola possui um aspecto decadente, mobiliário
de péssima qualidade, tudo é precário e destruído, não possui um tutor do prédio
que busque as adequações para humanização deste ambiente.
Aceitamos a afirmação “ É Dificil! ”, e com
essa afirmação tudo deixa de ser resolvido, a dó prevalece.
Recebemos os jovens em um ambiente autoritário
e queremos deles a autonomia.
Hoje vi nobres colegas de profissão com seus
olhares perdidos, e mesmo assim ainda ficamos felizes pelo espaço para a troca
de ideias, mais pra mim, foi possível perceber que o problema não esta nem no
aluno, nem no professor o obstáculo esta na falta de autonomia dos gestores.
Um exemplo: muitas escolas transformaram seus
laboratórios em salas multiuso, é assim que a escola resolve seus problemas.
OBS: este problema acontece por ser um prédio
ocupado pela escola.
Sou pessimista quanto à melhoria, mais hoje
percebi que não estou sozinho.
A escola de hoje, não possui dono, é uma
terra de ninguém, tudo pode nada tem, sem caráter nem ambição é uma escola só.
Hoje descobri que nossa capital nasceu em um
colégio e nossa nação matou a educação.
Esta é minha opinião
Nunca desistirei de respirar mais o ar esta
rarefeito
Helio Ramos de Oliveira
www.educarhelio.blogspot.com
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