quarta-feira, 21 de maio de 2014


Minha pratica – Protagonismo Juvenil VS Escola arcaica
Ensino Médio

Hoje, estiveram em uma orientação técnica alguns professores de Biologia na DRE – Diadema.
“Revisando o currículo de biologia com ênfase no protagonismo juvenil. e apresentação da plataforma do currículo como recurso pedagógico.”
Foi de grande valia as orientações dadas pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico – PCNPs assistimos dois vídeos que revigoraram o prazer de exercer a função de professor ao saber que na essência estamos no caminho certo, os recursos existentes no mundo também contemplam nossos anseios de formadores de uma sociedade apta e capacitada no conhecimento desta ciência “Biologia”.
No entanto, sempre estamos de frente a um gigantesco obstáculo chamado “escola”. E escola, não tem capacidade para sua inovação devido ao engessamento que é imposto aos seus gestores.
A Proposta Curricular adotada pela Secretaria da Educação do estado de São Paulo foi elaborada para uma escola que não existe fisicamente, pois a escola que temos foi construída apenas para abrigar pessoas.
Os prédios que abrigam a escola, não foram pensadas para atender os pré-requisitos de uma ESCOLA, que é um ambiente de formação do cidadão, elas simplesmente foram construídas.
O currículo que vislumbra os protagonismos e a aprendizagem em espiral não tem espaço para germinar nas escolas que temos em sua grande maioria, este é um gigantesco obstáculo que estagna o aperfeiçoamento dos espaços escolares e consequentemente o desenvolvimento profissional dos professores da área de biologia.
É esperado o desenvolvimento das competências e habilidades em um mundo globalizado, nossa escola arcaica, envelhecida e caquética onde ainda se risca pedras em um quadro.
Colocamos nossa juventude como refém da falta de perspectivas de melhorias da escola, que sabemos que não vão acontecer enquanto houver este pensamento retrogrado que a politica faz da educação.
Ficamos felizes quando conseguimos desenvolver um ínfimo ensaio: Colocar água oxigenada em um pedaço de fígado e ver o que ocorre.
Ao chegar à escola e saber que planejar a aula é mentir pra si mesmo, pois a conquista deste professor acontecerá por seu querer, não pelas condições favoráveis da escola em si.
Receber informações de utilização das novas tecnologias de informação como aliadas ao aprender que vem junto com a realidade de os computadores do “ACESSA SP” nunca funcionam ou são insuficientes e as escolas não investem em lousas digitais que facilitaria o entendimento do mundo contemporâneo que tem pressa e necessita de indivíduos hábeis para utilizar a favor do desenvolvimento humano.
Como podemos desenvolver protagonismo juvenil se estamos na era da pedra lascada “GIZ”.
A falta de autonomia faz da escola, apenas um abrigo para nossos jovens e uma masmorra para os professores, que adoecem por ter a sensação de estarem sempre amarrados.
A escola possui um aspecto decadente, mobiliário de péssima qualidade, tudo é precário e destruído, não possui um tutor do prédio que busque as adequações para humanização deste ambiente.
Aceitamos a afirmação “ É Dificil! ”, e com essa afirmação tudo deixa de ser resolvido, a dó prevalece.
Recebemos os jovens em um ambiente autoritário e queremos deles a autonomia.
Hoje vi nobres colegas de profissão com seus olhares perdidos, e mesmo assim ainda ficamos felizes pelo espaço para a troca de ideias, mais pra mim, foi possível perceber que o problema não esta nem no aluno, nem no professor o obstáculo esta na falta de autonomia dos gestores.
Um exemplo: muitas escolas transformaram seus laboratórios em salas multiuso, é assim que a escola resolve seus problemas.
OBS: este problema acontece por ser um prédio ocupado pela escola.
Sou pessimista quanto à melhoria, mais hoje percebi que não estou sozinho.
A escola de hoje, não possui dono, é uma terra de ninguém, tudo pode nada tem, sem caráter nem ambição é uma escola só.
Hoje descobri que nossa capital nasceu em um colégio e nossa nação matou a educação.
Esta é minha opinião


Nunca desistirei de respirar mais o ar esta rarefeito

Helio Ramos de Oliveira

www.educarhelio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário