quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

O modelo estrutural de escola que temos suporta este formato?

A prática da educação só acontece quando a sociedade incorpora a escola como um caminho a seguir. Neste momento ela representa um lugar pra se deixar seus filhos. A função social da escola vai além de um alojamento ela tem a incumbência de ensinar metodologias que deverão ser adaptadas para todos os indivíduos de acordo com suas habilidades em seu tempo.
Existe todo um aparato para que de certo?
As ações são omissas e pequena.  A educação esta partidarizada e não se tem proposta em fazer acontecer. Situações precárias desde a formação dos professores que estão sendo de certa forma ridicularizada sendo intitulada de “educador” pensa-se que sendo assim qualquer um pode ocupar a função de ensinar técnicas de escolarização necessárias para a formação de um individuo.
Acredito que essa confusão se da pela falta de planejamento e a omissão de propostas eficazes para a educação de nosso país.
A agregação do esporte nas escolas poderia melhorar a situação,  pois seria um norte para que se oriente com melhor eficiência a real necessidade da educação na formação do caráter do individuo em formação.
A realidade é que, temos ótimos professores o que falta são ótimas condições para que tudo aconteça. A educação deve ser uma tradição na sociedade incluindo as regras de convivência social em prol da valorização da vida em toda sua complexidade.
Educar pelo exemplo é o caminho mais fundamental que temos em verdades e em nosso país os valores estão invertidos tanto pela sociedade como por seus representantes e a própria mídia que possui em sua função social educar provendo de bons exemplos a sociedade que consome este produto.
Um exemplo.
Ensinar ética em um país de corruptos e ser imbecilizado em sala de aula; falar ue as drogas traz a morte sendo que muitos se alimentam através dos traficantes e ser ridicularizado; falar de amor e ouvir musicas que denigrem as mulheres é ser ridicularizado.
Sendo assim, como fazer de albergue um local de ensinar e aprender.
Construir escolas que tenham o aparelhamento necessário para as praticas escolares, além de possuir profissionais com funções especificas para que na soma se possa ocorrer a interdisciplinaridade tão necessária na formação global do individuo.
Um bom exemplo encontro na FUNDAÇÂO SALVADOR ARENA e no SENAI/SP que tem uma infraestrutura propicia para que a educação aconteça da forma exata que se deve com valores e responsabilidade. Os CEUs construídos na cidade de São Paulo possuem esse perfil mais com gestões ainda tacanhas para que se capitalize bons resultados.
Neste momento temos um exemplo de um time de futebol no Brasil, que se encontrou em situação difícil e se reestabeleceu em 12 anos assumindo um patamar de excelência perante os outros.
Poderia a escola nas condições que temos hoje assumir um período integral sem que haja condições verdadeiras de trabalho do profissional de educação para que atenda as necessidades de nossa sociedade que não tem como necessária a educação formal.
“Falta uma sociedade com caráter para assumir seu papel na formação de nossas crianças.”
É necessária a verdade em se tratar de educação, pois as meias explicações dadas pelos governos causam desconforto nos grupos que tem o compromisso de fazer acontecer e que mesmo fazendo o melhor ainda não consegue os resultados pois são reféns desarmados pela hipocrisia de se pensar que educação acontece apenas dentro da escola.
“Em um programa de TV, vi que pais foram em busca de jovens que haviam abandonado os bancos escolares e isso foi visto como um exemplo a ser seguido. Neste momento ficou bem claro que educação não é sinônimo de progresso.”
Os professores não podem ser o boi de piranha para a travessia dos burros que se elegem pregando o milagre.
Vejamos a Coreia do Sul, mudou a situação com compromisso de todos e hoje estão entre os primeiros no mundo.
É preciso responsabilidade em tempo integral neste país.
Os representantes do povo se elegem compromissados com seus investidores de campanha nunca para as condições de melhoria das condições das massas pois ao se deixar a falha muitos estarão eleitos para se aproveitar desta condição vexatória que se encontra a educação do país.
Fica cada vez mais difícil acreditar na mudança dos moldes educacionais neste país, pois a cada ano reduz o numero de professores como, por exemplo, na disciplina de Geografia esta escasso os profissionais que são disputados pelas escolas tanto particulares como as publicas.
Mediante a essa realidade nada se pode fazer sem que se pense em longos anos para que se consiga modificar a forma de pensar de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário